Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/01/13 às 16h43 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Saúde convoca mais 522 médicos

Outros 416 aprovados em concurso serão nomeados ao longo deste ano

Mais 522 médicos foram convocados, nesta segunda-feira (28), para reforçar o atendimento na rede pública de Saúde no Distrito Federal (DF). São profissionais aprovados no primeiro concurso regionalizado da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF), aplicado em 2012. Dos 1099 candidatos aprovados, 683 já foram nomeados e o restante (416) será convocado ao longo deste ano.

Foram convocados nesta segunda-feira, considerando também o cadastro reserva, 74 anestesiologistas, 291 clínicos médicos, três cirurgiões pediátricos, sete geriatras, oito hematologistas e especialistas em hemoterapia, cinco infectologistas, 64 profissionais de medicina intensiva, quatro neuropediatras, 33 ortopedistas e traumatologistas, 33 psiquiatras e um radioterapeuta.

O concurso regionalizado foi realizado pela Secretaria com o objetivo de diminuir o número de candidatos que são aprovados, são chamados e não assumem os cargos por não serem lotados onde queriam. Nessa nova sistemática, os candidatos escolhem a regional para onde querem ser lotados antes de fazer a prova. Cada regional tem um número de vagas definido de acordo com a necessidade e especialidade apresentada pelo coordenador de Saúde.

De acordo com o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, o objetivo da SES é suprir a carência de médicos em diversas especialidades. “O diferencial deste concurso foi a inscrição dos candidatos por região. Isso contribuirá para que não haja desistências”, disse Rafael Barbosa ao lembrar que em dezembro foram nomeados 65 profissionais e no dia 9 de janeiro foram convocados outros 96 aprovados só neste concurso.

Os aprovados no concurso que não passaram para as vagas das regionais de suas escolhas estão sendo convocados pelo cadastro reserva e não tem lotação definida. Eles poderão ser chamados para compor o quadro de qualquer unidade do DF. Neste concurso, 507 profissionais passaram para as regionais que selecionaram e 592 passaram no cadastro reserva.

Rafaela Marrocos