Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/06/20 às 9h33 - Atualizado em 17/06/20 às 14h57

Mais de 11 mil casos de Covid-19 já foram detectados nos drive-thrus

Testagem na população do DF começou em 21 de abril e quase 200 mil testes já foram feitos

 

JOHNNY BRAGA, DA AGÊNCIA SAÚDE

 

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

Quase dois meses desde o início da testagem rápida para identificar o novo coronavírus (Sars-CoV-2) na população do Distrito Federal, a Secretaria de Saúde já fez 197.011 testes rápidos por meio do sistema drive-thru. O vírus foi confirmado em 11.063 exames, que são realizados diariamente em dez pontos montados em dez Regiões Administrativas. O exame é simples, seguro e feito em poucos minutos com a coleta de gotas de sangue. O cidadão que deseja fazer o teste deve fazer o agendamento pela internet através da página teste.df.gov.br. Mas, antes de fazer o agendamento, é preciso estar atento a algumas recomendações, como estar com sintomas da doença há pelo menos sete dias – período em que o teste detecta com maior precisão a existência do vírus no organismo humano.

 

Em caso de sintomas mais agravados, o cidadão não deve hesitar em procurar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima para ser atendido, avaliado e possivelmente fazer um exame. Isso também vale para aqueles apresentam sintomas e que não residem nas áreas cobertas pelos drives-thrus. O Distrito Federal tem 172 UBSs e todas oferecem atendimento para quem estiver com suspeita da doença. A testagem para a Covid-19 foi intensificada em 78 unidades que oferecem tanto o teste rápido quando o teste RT-PCR (swab).

 

A população do DF também conta com o TeleCovid pelos telefones 190 (Polícia Militar), 193 (Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

 

BALANÇO – Os 5.014 testes aplicados na última terça-feira (16) detectaram o Sars-CoV-2 em 1.062 pessoas. O drive do Paranoá (que atende as cidades da Região de Saúde Leste) fez 479 exames com 161 resultados positivos. Essa unidade concentra o maior número de casos confirmados nesta modalidade de testagem, com 1.909 detecções em 13.214 testes feitos. O posto situado em Taguatinga, no JK Shopping (que atende moradores da região e de Ceilândia) registrou 155 novos casos e o de São Sebastião (que atende toda a Região Leste) fez 496 testes com 150 positivos.

 

Veja o balanço completo:

 

 

ATENDIMENTO – Os pontos de testagem funcionam diariamente, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. As vagas são liberadas na página de marcação do exame nas noites de segunda, quarta e sábado.

 

O resultado sai em até 30 minutos. Para visualizá-lo, o cidadão testado deve entrar no site e autorizar o envio da conclusão do exame para o e-mail cadastrado.

 

PONTOS – Os postos de testagem podem mudar de local conforme a situação epidemiológica em cada região. Confira abaixo a localização de todos os pontos de testagem drive-thru no Distrito Federal até a próxima sexta-feira (19).