Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/03/13 às 20h26 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Mais de 55 mil atendimentos na UPA de São Sebastião

Unidade tem capacidade para receber 450 pacientes por dia

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião já realizou 55.101 atendimentos em clínica médica e pediatria, desde a inauguração, em agosto do ano passado, até fevereiro. Com o objetivo de assegurar atendimento de saúde com qualidade para os 150 mil moradores da cidade, a Secretaria de Saúde contratou 99 servidores

A equipe da UPA é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, radiologia, laboratório e patologia clinica, bioquímico, higiene dental e administrativos, motoristas, farmacêuticos bioquímicos de laboratório e de farmácia, nutricionistas e Auxiliar Operacional de Serviços Diversos (AOSD) de Patologia Clínica.

Classificada como porte III, a UPA de São Sebastião conta com 16 leitos para observação e capacidade para atender até 450 pacientes todos os dias. A unidade funciona 24 horas e pode resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão, febre alta, fraturas e cortes.

A UPA oferece estrutura simplificada – com raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Quando o paciente chega à unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico podendo mantê-lo em observação. Quando necessário, o paciente é encaminhado a um hospital da rede pública.

Marina Ávila