Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/04/13 às 20h10 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

60 animais estão na Zoonoses a espera de um lar

COMPARTILHAR

Serviço de adoção funciona de 2ª a 6ª feira

Abril é o mês de prevenção da crueldade contra animais e os moradores do Distrito Federal que desejam adotar um bichinho de estimação podem recorrer ao Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde. Todos os dias de 10 a 15 animais, incluindo cães e gatos, são deixados no Canil da Zoonoses pelos próprios donos. Hoje, 60 animais estão diponíveis para adoção.

A gerente da Zoonoses, Lucía Dandurain, explica que os animais são todos vacinados conta a raiva e com o teste que comprova a não contaminação de leishmaniose. Para adotar o animal é preciso apresentar carteira de identidade para comprovar maior idade. “A pessoa assinará um termo de posse e receberá instruções sobre a saúde do animal, saúde pública e a posse de proteção que evita abandonos”, declara.

A maior parte dos animais é deixada pelos proprietários por motivos como mudança para espaços menores, alergia, dificuldade de manter as necessidades do animal e até mesmo velhice. “Temos que ter consciência quando adotar um animal, pois temos que lembrar que não é por curto prazo. Animais necessitam de alimentação adequada, remédios, vacinas e acima de tudo amor e carinho”, informa a Dra. Lucía Dandurain.

O interessado em adotar um animal pode conhecer o bichinho antes de levá-lo para casa. O serviço de adoção funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. O Canil fica localizado na Estrada Contorno do Bosque, lote 4, entre o Setor Militar Urbano e o Hospital de Apoio.  

André Barros