Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/19 às 9h14 - Atualizado em 17/05/19 às 17h41

Mais quatro unidades básicas de saúde passam a distribuir medicamentos controlados

COMPARTILHAR

São as UBS do Lago Norte, Vila Planalto, Cruzeiro e Asa Sul

 

Mais quatro unidades básicas de saúde (UBS) começaram o processo de dispensação de medicamentos controlados desde o início de maio. As farmácias abriram na UBS 1 do Lago Norte, localizada na QI 3; na UBS 3 da Asa Norte, na Rua Piauí da Vila Planalto; na UBS 1 do Cruzeiro Novo, na quadra 601, lote 1; e na UBS 1 da Asa Sul, na quadra 612, lote 38/39.

 

“A medida foi possível depois de ser feito o remanejamento de farmacêuticos para essas unidades, e a estruturação física dos locais, colocando armários e instalando o sistema de dispensação de medicamentos”, conta a diretora de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Lydiana Marcolino.

 

De acordo com ela, a equipe de Assistência Farmacêutica tem trabalho para que outras duas unidades básicas de saúde também consigam, até o próximo mês, dispensar medicamentos controlados no Distrito Federal.

 

Atualmente, 43 UBS oferecem esse tipo de atendimento em todo o DF. Confira a lista completa.  A dispensação ocorre no horário de atendimento dos farmacêuticos de cada unidade.

 

ADOLESCENTRO – Como a dispensação de medicamentos controlados no Adolescentro, na 605 Sul, teve o fluxo alterado em abril, pacientes que recebem os insumos no local devem se dirigir à UBS 1 da Asa Sul, que se tornou a referência para o Adolescentro.

 

A exceção de dispensação será o medicamento Oxcarbazepina, indicado para o tratamento da epilepsia. Pacientes que precisam deste insumo devem se dirigir, exclusivamente, a uma das três farmácias do Componente Especializado, conhecidas como Farmácias de Alto Custo, localizadas na Estação 102 Sul do Metrô, em Ceilândia e no Gama.

 

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde

Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

 

Leia também...