Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/08/13 às 17h26 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Exames médicos e diversão nas Escolas de Avós

COMPARTILHAR

Atividades em três cidades, neste sábado (24)


As mulheres com mais de 60 anos têm encontro marcado, neste sábado (24), nas Escolas de Avós de Planaltina, Gama e Santa Maria, com atividades das 9h às 13h, no CEP Saúde ao lado do Hospital Regional de Planaltina (HRP), nos Centros Olímpicos no setor central do Gama e na QE 3, Área Especial 4, em Santa Maria Norte.

A Escola de Avós é um programa do Núcleo do Idoso (NUSI) promovido pela Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde, cujo objetivo é oferecer aos idosos atividades que possam contribuir para o crescimento cognitivo, bem-estar e promoção da saúde.

A população de idosos do Distrito Federal está estimada em 203 mil pessoas. De acordo com a chefe do Núcleo da Saúde do Idoso da SES/DF, reumatologista Helenice Teixeira Gonçalves, o programa Escola de Avós consiste na abertura de um espaço público em cada uma das 15 regionais do DF, onde são desenvolvidas atividades de socialização e cidadania do idoso.

“Devido ao aumento da expectativa de vida e do crescimento da população idosa, é importante que tenhamos ações para promover o envelhicimento ativo e saudável com autonomia e independência”, diz a reumatologista.

Atividades oferecidas
Em Planaltina, a coordenação do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso do HRP, promoverá oficinas de artesanato por meio de trabalhos manuais, orientação sobre alimentação saudável, aferição da pressão arterial e dosagem de glicemia capilar, distribuição de preservativos e panfletos educativos sobre prevenção de doenças na terceira idade, corte de cabelo e automassagem. Também serão oferecidas aulas de dança de salão, dança circular e apresentação de três dançarinos de forró.

No Gama as avós poderão assistir palestra, aferir a pressão arterial e dosagem de glicemia capilar, além de receber folhetos educativos (caderneta e estatuto do idoso, hábitos saudáveis) e participar de capoterapia (capoeira para idoso), com o professor Demires.

Em Santa Maria, o pessoal da melhor idade terá oportunidade de verificar a glicemia e a pressão arterial, participar da triagem do idoso para identificação das fragilidades, da oficina de prevenção de quedas (situações no dia-a-dia) e das práticas integrativas de saúde como, automassagem e alongamento.

Taguatinga
“Envelhecendo com juventude no coração” é o lema da coordenação do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso, do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), para o encontro das avós, no dia 28 de agosto, das 8h às 12 h, no Centro Cultural do Taguaparque.

Cerca de 300 idosos, segundo estimativa dos organizadores, deverão participar das atividades promovidas pelo Nusi da regional. Quem for ao local terá atendimento de fisioterapia (prevenção de quedas) e fonoaudiologia (exercícios de voz), verificação da glicemia capilar, aferição da pressão arterial, oficina de memória (estimulação cognitiva), avaliação do perfil cardiológico pela Liga Acadêmica de Gerontologia da Universidade de Brasília (UnB).

Também serão realizadas aulas de artesanato com confecção de boneca de arame, dobradura de papel e arranjos florais.

Nas atividades fisicas estão previstas a capoterapia pelo mestre Gilvan, dança sênior, ginástica nas quadras, corte de cabelo e estética pelos profissionais do Senac e apresentação de um coral formado pelos idosos da M Norte.

Brazlândia
A Escola de Avós da Regional de Saúde de Brazlândia (HRBz) por meio do Programa de Saúde do Idoso (Paisi) têm encontro marcado no dia 31 de agosto, das 8h às 13 h, no Centro Olimpico da cidade.

Durante o encontro as participantes terão oficinas de beleza e dança senior, aferição da pressão arterial e glicemia capilar, prevenção do câncer bucal, orientações sobre osteoporose, ginástica localizada e alongamento.

Júlio Duarte

Leia também...