Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/08/17 às 14h51 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Marca que remete às tesourinhas é a nova logo do Base

COMPARTILHAR

Durante uma semana, os servidores votaram nas seis propostas criadas. Conheça a vencedora

BRASÍLIA (15/8/17) – Concepção genial de Lucio Costa, as tesourinhas são o contorno suave que recoloca o condutor no rumo certo. Marca inequívoca de Brasília, um dos símbolos únicos da cidade, a marcar os retornos do Eixo Rodoviário. A partir de agora, as tesourinhas de Lucio Costa se incorporam também a outro símbolo de Brasília, no contorno suave que também faz para o rumo certo: o Hospital de Base. A marca que remete aos retornos do Eixo Rodoviário foi a logomarca escolhida pelos servidores para o hospital, em votação eletrônica concluída nesta segunda-feira (14).

Cada uma das três agências de publicidade que têm contrato com o Governo do Distrito Federal criou duas propostas de logo para o Base que, a partir da aprovação pela Câmara Legislativa da Lei nº 5.899/17, prepara-se para se tornar um Serviço Social Autônomo, o Instituto Hospital de Base. Não houve custo adicional para a criação das marcas, feitas dentro dos contratos já existentes com o governo.

Em mais uma demonstração da intenção da Secretaria de Saúde de ter os servidores do hospital como referência para cada decisão que for tomada nessa fase de transição, as seis marcas criadas foram submetidas a um processo de votação do qual participaram apenas os que trabalham no Base. A votação, em processo eletrônico, começou na segunda-feira (7) e se estendeu até esta segunda (14).

Todos os cerca de 3.500 servidores do Base tiveram a chance de participar. A logo preferida associa diretamente o Base à sua nova realidade, incorporando a marca à sigla IHB, de Instituto Hospital de Base, o nome que ele passará a ter como Serviço Social Autônomo. Ao B de “Base” soma-se a ideia das tesourinhas. “Essa logomarca coloca em destaque a sigla com as iniciais do Instituto Hospital de Base agregando como elemento um símbolo inequívoco de Brasília: nossas famosas e marcantes “tesourinhas”. Esse elemento ganha mais relevância pelo fato de o hospital estar situado na Asa Sul, bairro com forte identificação com as tesourinhas. As cores azul e verde, associadas à saúde, completam a logomarca.

A logo das tesourinhas recebeu 43,1% dos votos. Em segundo lugar, com 32,7% da preferência, ficou a proposta que remetia ao avião, formato do Plano Piloto, também idealizado por Lucio Costa. Em terceiro lugar, a marca que se inspirava nos traços do outro arquiteto fundador da cidade, Oscar Niemeyer, obteve 12% dos votos. Em quarto lugar, outro dos artistas que são referência de Brasília, Athos Bulcão, era a inspiração: a marca ficou com 6% da preferência. Em quinto, o símbolo que lembrava as colunas dos prédios da cidade, com 4,3%. E, finalmente, em sexto lugar, a marca que reforçava como símbolo o B de “Base”, com 1,7% dos votos.

Leia também:
Do céu ao traço, Brasília se encontra nas logos do Base
Saúde publica decreto que regulamenta criação do Instituto Base
Governador sanciona lei que cria o Instituto Hospital de Base
Câmara aprova projeto que transforma Hospital de Base em instituto
Secretário de Saúde esclarece dúvidas sobre o Hospital de Base

Leia também...