Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/01/14 às 9h53 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Medicina do Trabalho se consolida no Núcleo Bandeirante

COMPARTILHAR

Essencial para a realização de exames periódicos de servidores e para exames admissionais

A Regional de Saúde do Núcleo Bandeirante passou a contar com o Núcleo de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho a partir de 2011. Neste período, tornou-se essencial, tanto na realização de exames periódicos para os seus servidores, quanto para exames admissionais de novos contratados pela Secretaria de Saúde. Todas as regionais oferecem esse tipo de atendimento ao servidor.

Somente em 2013 foram realizados mais de 870 exames, sendo 409 exames admissionais e 329 exames periódicos, além de reavaliações, acidentes de serviço e pedidos de insalubridade na regional NB.

Para o médico do trabalho Marcelo Paixão, o exame periódico é muito importante porque possibilita o diagnóstico precoce das doenças ocupacionais. “Trata-se de um exame que contribui para a promoção da saúde e que pode ser feito tanto no ambulatório da medicina do trabalho, localizado no Centro de Saúde 2/NB, como nos próprios locais de trabalho do servidor, com data e hora marcada”, explica.

No total, a equipe do Núcleo Bandeirante é composta por seis profissionais de saúde que se dedicam a atender aos servidores da própria cidade, Candangolândia, Riacho Fundo I e II e Park Way. A periodicidade dos exames varia de acordo com as condições de trabalho e a idade do servidor.

Em relação aos acidentes de trabalho, a recomendação da equipe é que o servidor que sofrer acidente em serviço ou no trajeto deve procurar imediatamente o pronto-socorro. Após o atendimento deve solicitar a Guia de Requerimento de Apuração de Acidente em Serviço ao Núcleo de Pessoas ao qual está ligado, documento que deverá ser anexado juntamente com a GAE e a ocorrência policial (se houver).

Não existe amparo legal para os acidentes que ocorrerem fora da escala de serviço e sem a comprovação de emergência no dia da ocorrência.

Os Núcleos de Segurança do Trabalho (NSHMT) são subordinados ao Núcleo de Saúde do Trabalhador, da Subsecretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde/SES-DF e estão presentes nas diversas regiões administrativas de Brasília.

Por Arielce Haine, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9682-9226