Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/03/14 às 18h12 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Meninas de 48 escolas de Samambaia serão vacinadas contra o HPV

COMPARTILHAR

Prevenção ao câncer do colo de útero

A Secretaria de Saúde do DF iniciou na segunda-feira (10), em escolas públicas e particulares, a vacinação contra o papiloma vírus (HPV) em meninas na faixa etária de 9 a 13 anos. Em Samambaia, 48 escolas receberão equipes da atenção básica sob a coordenação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunização de Samambaia, conforme cronograma previamente definido, de acordo com o calendário escolar.

“Essa vacinação é um avanço na prevenção de câncer de colo do útero”, resume o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles.

A expectativa da Regional nesta campanha é vacinar 80 por cento do público-alvo. O último dado do IBGE registrou 5.562 meninas dentro dessa faixa etária em Samambaia. No ano passado, a meta de vacinação na região administrativa foi atingida. Na primeira etapa, foram vacinadas 91,5 por cento das meninas nascidas entre os anos 2000 a 2002; na segunda etapa, 97,5 por cento e na terceira, 89,86.

A chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Imunização de Samambaia, Valéria Cândida Fernandes Silva, alerta para a importância da imunização. “A principal finalidade é evitar câncer de colo do útero nas futuras gerações. Essa vacina protege contra quatro tipos de vírus, sendo que dois deles (tipo 16 e 18) são teratogênicos, ou seja, são os que mais provocam câncer de colo de útero”, informa.

Serão aplicadas três doses da vacina, com intervalos de 60 e 180 dias após a primeira dose. Quem não concluiu o esquema das três doses no ano passado poderá completar a vacinação.

A primeira etapa da campanha terá a duração de um mês nas escolas públicas e particulares do DF. A administração da segunda e terceira dose, serão nos meses de maio e setembro, respectivamente. As meninas que por algum motivo não comparecerem à escola no dia agendado para vacinação, serão encaminhadas para as Unidades de Saúde de referência conforme a orientação da equipe de saúde.

Confira o cronograma de vacinação nas escolas de Samambaia (sujeito a alterações).

Por Iêda Oliveira, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Leia também...