Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/01/14 às 16h48 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Mini-rede e música para recém-nascidos prematuros na UTI Neonatal de Santa Maria

Tratamento contribui para recuperação dos bebês

No Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) bebês prematuros, com menos de 37 semanas, são colocados em mini-redes de algodão adaptadas dentro das incubadoras, escutam músicas clássicas e instrumentais. O Projeto Nana Neném e Musicoterapia na UTI Neonatal conta com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos e fonoaudiólogos, com o objetivo de proporcionar mais tranquilidade e conforto ao recém-nascido.

“Os bebês podem passar meses internados na UTI e recursos como a rede de algodão e a música clássica instrumental contribuem positivamente na recuperação deles. Uma simples intervenção como o posicionamento adequado, pode influenciar o desenvolvimento neuro-sensório-motor, sistema articular e músculo-esquelético do bebê”, explicou o coordenador da UTI Neonatal, Wilian Barbosa.

Os bebês ficam em média de 30 a 60 minutos na redinha, dependendo da adaptação de cada um. O bebê fica mais tranquilo e não se estressa quando a equipe realiza procedimentos como coleta de sangue e medicação. A rede é confeccionada com as medidas necessárias para que fique segura e possa ser colocada dentro da incubadora.

A terapia também contribui para a organização motora e cognitiva, ajuda na estimulação sensorial, favorece o sistema respiratório e auxilia na habilidade oral-motora. Já a música diminui o estado de alerta, favorece a redução da frequência cardíaca e respiratória e estimula o sistema auditivo.

A técnica é utilizada, nos momentos em que as mães não podem estar com os bebês prematuros estáveis, mas chorosos e irritados e que não estão utilizando oxigênio. Segundo a médica Izabel Cristina, “a posição em flexão é aconchegante e também se parece com a posição dentro do útero materno”.

Por Larissa Gomes, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61)3348-2547/2539 e 9862-9226