Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/10/13 às 23h00 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Moradoras de Taguatinga participam de Campanha de Prevenção do Câncer de Mama

Centro de Saúde nº 02 intensifica Outubro Rosa

As moradoras de Taguatinga participam da Campanha de Prevenção do Câncer de Mama, nesta sexta-feira (18), de 08 às 11h, no Centro de Saúde nº 02. O evento faz parte das comemorações do Outubro Rosa e tem como objetivo intensificar as ações de prevenção e combate da doença.

Na Programação, estão previstas diversas atividades que inclui a distribuição folders informativos sobre prevenção de câncer e colo de útero, café da manha coletivo e entrega de botões de flores, na cor rosa, às pacientes.

“Já fiz tratamento de hanseníase e estou fazendo pré-natal nesse posto de saúde. Acho essa iniciativa muito importante para lembrar as mulheres que temos de cuidar dos nossos seios. No meu caso, logo vou amamentar, também por isso, vou participar do evento e fazer a mamografia.”, disse Gleicy Michelle, moradora de Taguatinga Norte.

“Estamos enfatizando às nossas pacientes sobre a importância da prevenção do câncer de mama, não somente no mês de outubro, mas sempre. Lembramos que é preciso que elas motivem os seus companheiros a se consultarem para prevenir a doença. Câncer de mama não é uma patologia exclusiva da mulher”, observa Hércules Soares, clínico médico do centro de saúde.   

De janeiro a agosto desse ano, a Sala da Mulher do CST 02 realizou 2068 atendimentos, que inclui palestras de prevenção de mama e de útero; planejamento familiar; pré-natal e realização de testes rápidos (HIV, BETA-HCG e sífilis).

“A campanha do CST 02 reforça as ações do Outubro Rosa na Regional de Taguatinga. Esperamos a participação da população como forma prevenção do câncer de mama, que é uma das patologias que mais mata mulher no Brasil”, disse Otávio Augusto de Siqueira, coordenador-geral de Saúde de Taguatinga.

Claudete Nascimento