Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/04/13 às 14h57 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Dois centros de saúde reformados serão entregues no Gama

Atendimentos clínicos e prevenção de doenças para 27 mil moradores

Foto: Renato Araújo

O Secretário de Saúde, Rafael Barbosa, inaugura, na segunda-feira (15), as obras de reforma e modernização dos centros de saúde 01 e 05 do Gama. Durante dez meses, os prédios passaram por reformas na rede hidráulica, elétrica, além de pintura geral e readequação dos espaços físicos para atender melhor a população. O investimento foi de, aproximadamente, R$ 900 mil para cada unidade.

O CS01 é referência para cerca 17 mil  moradores das quadras pares do Setor Sul e da quadra 28 a 33 do Setor Oeste, zona rural de Ponte Alta e Engenho das Lajes. A unidade foi reformada para acolher os usuários de cinco equipes do programa saúde da família e conta, agora, com cinco salas de acolhimento, dois consultórios para cada equipe de Estratégia Saúde da Família, além de salas de vacinas, banheiros para portadores de necessidades especiais, sala de curativo, de medicação, farmácia, arquivo e laboratório.

A unidade de saúde atende com sete equipes saúde da família, cinco urbanas e duas rurais, e possui também um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) formado por médicos pediatras, ginecologista, nutricionista e assistente social, que prestam apoio às equipes de Estratégia Saúde da Família da unidade.

A equipe do centro de saúde é composta por doze médicos, nove enfermeiros, quatro odontólogos, 24 técnicos de enfermagem, 11 agentes comunitários de saúde e pessoal administrativo e de apoio.

São oferecidas diversas atividades para a população de referência,  como atendimento à saúde da mulher, adulto, idoso, imunização, grupo de tabagismo e terapia comunitária.

Com a readequação da área física, o CS05 contará com  uma sala de recepção, três salas de acolhimento para as equipes da Estratégia Saúde da Família, dois consultórios de clínica médica, um para atendimento de infectologia, dois para odontologia, dois para ginecologia, um de pediatria, um de nutrição, laboratório, sala de vacina, sala de curativos, farmácia, arquivo e a área também conta com banheiros para portadores de deficiência.

Cerca de 10 mil pessoas são assistidas pela unidade,  que é referência para atendimento em HIV/AIDS na região sul. Ela atende aos moradores do setor central das quadras pares e ímpares e mais as quadras 22, 25,26,38,40,42,43 do Setor Leste. Está em processo de  mudança do seu atendimento para o formato Estratégia Saúde da Família que  oferece na atenção básica uma assistência mais resolutiva e humanizada, onde a prioridade é dada as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde das famílias. A atenção  vai do recém-nascido ao idoso de forma integral e com uma visão ampliada da comunidade onde está inserida. A unidade de saúde conta, no momento, com uma equipe de ESF consistida e duas parametrizadas.

O serviço também oferece para a população de abrangência atividades de práticas integrativas de saúde como automassagem, Liang Gong, ginásticas nas quadras, Tai chi chuan e programa de tabagismo.

Sua equipe é composta de cinco pediatras, um infectologista, três clínicos, um ginecologista, um odontólogo, um generalista, um médico saúde da família, nutricionista, assistente social, oito enfermeiros, 22 auxiliares de enfermagem e pessoal administrativo.

Em 2012, o Governo do Distrital Federal entregou, para a população do Gama, a reforma do CSG03, o Núcleo de Hematologia e Hemoterapia e Unidade de Terapia Intensiva com vinte leitos de internação.

Este ano, a  Secretaria de Saúde lançou um pacote de obras que serão realizadas na cidade, como as reformas dos centros de saúde 02 e 08, além do Posto Rural de Ponte Alta de Cima; construção da UPA, da Academia da Saúde, reforma e adequação da unidade de internação de clínica médica para inserir o serviço de terapia renal substitutiva aguda, reforma da unidade de diálise, construção dos reservatórios de água e a reforma do laboratório de patologia clínica do HRG.

Eliane Simeão