Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/10/12 às 13h52 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Saúde busca pacientes para tratamento de câncer


A Secretaria de Saúde busca dezenas de mulheres que fizeram o exame preventivo do câncer de colo de útero nos anos 2010 e 2011, que apresentaram lesões precursoras ou que estão com câncer invasivo e não foram localizadas, portanto, não estão em tratamento. O objetivo dos profissionais da Gerência de Câncer da SES-DF é que essas mulheres sejam localizadas e iniciem tratamento o quanto antes.
De acordo com a gerente do setor, Maria Cristina Scandiuzzi, mesmo com todos os esforços  utilizados na busca  ativa e acompanhamento sistematizado dessas mulheres, não foi possível  localizá-las. Os endereços e telefones informados no dia da coleta do exame, também conhecido como Papanicolau, não condizem com a realidade encontrada no local.
Mulheres que passaram pela coleta do Papanicolau entre os anos de 2010 e 2011 na Secretaria de Saúde e que por algum motivo não buscaram o resultado, ou iniciaram tratamento devem ligar para o número 160 (Disque Saúde) para saber se necessita de acompanhamento especializado. Em caso afirmativo, a paciente será orientada sobre como deverá proceder para fazer o tratamento com um especialista da Secretaria de Saúde.