Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/04/13 às 19h44 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Mutirão de cirurgias de estrabismo, glaucoma e plástica ocular começa domingo

O objetivo é diminuir em até 70% a fila de espera 

O mutirão de cirurgias da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) tem novidades. A partir deste domingo (21), pacientes que estão na fila de espera para conseguir cirurgias de estrabismo, glaucoma, catarata e de plástica ocular serão beneficiados. A SES realiza mutirões de cirurgias em diversas especialidades desde julho do ano passado e já garantiu mais de seis mil procedimentos.

De acordo com o subsecretário de Atenção à Saúde, Roberto Bittencourt, “pela primeira vez o DF vai realizar mutirão de cirurgia em estrabismo, glaucoma e plástica ocular”. Cerca de 30 médicos vão trabalhar nesses procedimentos, em horários diferenciados, no Hospital de Base. O objetivo é diminuir em até 70% a fila de espera dessas cirurgias.

Atualmente, o DF tem aproximadamente 4.760 pacientes aguardando esses procedimentos – incluindo a cirurgia de catarata, que já é realizada pela SES. São 180 pessoas na fila de estrabismo, 380 na de plástica ocular, 200 na de glaucoma e 4 mil na de catarata.

Segundo o coordenador de Oftalmologia da SES, Rogério Nobrega, “os pacientes que são submetidos a essas cirurgias voltam para a casa no mesmo dia, mesmo nos casos em que é necessária anestesia geral”. Ele também ressalta que a secretaria disponibiliza equipamentos de altíssima tecnologia para garantir a realização desses procedimentos.

Outros mutirões
A partir do próximo domingo (21), também serão realizados mutirões de cirurgia geral, ortopedia e saúde bucal, além de cirurgia vascular. Esses procedimentos vão ser disponibilizados no Hospital de Base, no Hospital de Ceilândia, no Hospital da Asa Norte e nos consultórios odontológicos do DF.

Rafaela Marrocos