Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/05/13 às 20h04 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Mutirão de densitometria óssea registra 880 exames

COMPARTILHAR

Atendimentos para zerar fila continuam até o fim de junho

Continua até o fim de junho o mutirão de densitometria óssea do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), que atendeu 880 pacientes de todo o Distrito Federal, em 11 fins de semana.

O mutirão, que começou no dia 16 de março, tem como objetivo zerar a fila de 1.094 pessoas que cresce a cada dia. São pacientes que passaram pela classificação de risco dos hospitais da rede e tiveram a consulta marcada pelo sistema de regulação de exames. “Nossa meta é audaciosa, mas tentamos manter a média de 80 exames por fim de semana”, relata o técnico de radiologia, Higino Ferreira Filho.

A densitometria, exame mais moderno para medir a densidade mineral óssea comparando padrões de idade e sexo, é indispensável para o diagnóstico e tratamento da osteoporose e de outras doenças que possam atingir os ossos. “A realização do exame é fundamental para inicia qualquer tipo de tratamento e por isso mobilizamos a equipe”, explica o chefe do núcleo de radiologia e imaginologia do HMIB, Jânio Wagner Pinheiro Lopes.

Ana Luiza Greca