Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/10/15 às 16h57 - Atualizado em 30/10/18 às 15h13

Mutirão de mastectomia e biópsia no Base irá atender 21 mulheres

Usuárias aptas à reconstrução mamária farão o procedimento de imediato

BRASÍLIA (23/10/15) – Vinte e uma mulheres passarão pelo mutirão de mastectomia e biópsia, que será realizado no Hospital de Base (HBDF), neste sábado (24). Os procedimentos cirúrgicos terão início às 7 horas em seis salas do centro cirúrgico da unidade.

A ação será realizada por 16 mastologistas dos hospitais de Base, Materno Infantil, Regional de Santa Maria e Universitário de Brasília. Além de seis anestesistas e 21 profissionais de enfermagem do HBDF (18 técnicos de enfermagem e 3 enfermeiros). O trabalho será uma ação voluntária da equipe de mastologistas e profissionais de enfermagem.

“Após o mutirão, as pacientes farão o acompanhamento ambulatorial no HBDF e as demais condutas serão feitas de acordo com cada caso, algumas farão quimioterapia, radioterapia, entre outros tratamentos”, explica a chefe da Mastologia do Base, Daniele Calvano.

Do total de 21 mulheres, 13 farão tratamento cirúrgico do câncer de mama e aquelas que estiverem aptas farão a reconstrução mamaria imediata. As outras oito, com lesões suspeitas para câncer, farão a biopsia para análise do caso.

ATENDIMENTO – As mulheres que perceberem, pelo auto exame, a presença de caroço nos seios, devem procurar imediatamente um especialista em mama. O atendimento na unidade de mastologia do Hospital de Base é feito de 7h às 12h e de 13h às 18h. Para agendar uma consulta, a paciente deve procurar a Gerência de Regulação, Controle e Avaliação (GRCA), antiga DDI, do hospital (no ambulatório), em qualquer dia da semana. É importante levar encaminhamento do ginecologista, que pode ser feito pelos centros de saúde.