Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/02/13 às 18h00 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Nova Clínica da Família do Recanto das Emas em fase final de obras

Unidade terá 5 equipes de Estratégia Saúde da Família


A expectativa é grande entre os profissionais de saúde que compõe as seis equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) que trabalham no Centro de Saúde 01 do Recanto das Emas, na quadra 307. Isso porque após quatro meses de obras, está em fase de acabamento a nova Clínica da Família, que abrigará cinco dessas equipes, na quadra 308, ao lado do centro de saúde onde trabalham atualmente.

Segundo o diretor de Atenção à Saúde da Coordenação Geral do Recanto das Emas, Leonardo de Oliveira Rosa, serão transferidos para a nova clínica os profissionais das equipes de número 396, 400, 404, 406 e 407. Já os integrantes da equipe 405 continuarão no prédio do Centro de Saúde 01, até que seja construída uma outra clínica, cujo terreno já foi terraplanado, na quadra 110.

“O ganho com a nova estrutura é muito grande porque traz uma qualidade muito maior para o atendimento”, acredita Leonardo, frisando que a coordenação continuará contando com o apoio da comunidade, que vem zelando pelo prédio da primeira Clínica da Família, na quadra 104, inaugurada no ano passado. “A gente nota que num local novo e planejado para o atendimento, os pacientes e os acompanhantes ficam mais tranquilos e zelam com cuidado da estrutura que lhes é oferecida”, acrescenta o diretor de atenção.

Para o agente comunitário de Saúde da equipe 396, José Maria Alves Pereira, sair de um espaço adaptado, para um construído especialmente para a Saúde da Família, trará muitos benefícios a todos. “Teremos consultórios separados para médicos, enfermeiros e odontólogos, além de uma sala para os agentes comunitários, ou seja, todos poderão fazer o seu trabalho da melhor forma possível, sem interferir na programação do outro”, exemplifica José.

O Centro de Saúde 01 foi projetado para o modelo tradicional de atendimento, como qualquer centro de saúde. Com o tempo, foi sendo adaptado para receber a Estratégia do Saúde da Família. Com isso, muitos espaços foram remanejados, como o da odontologia, que abriga três consultórios num espaço de cerca de 50m². Com a clínica, cada odontólogo e seu técnico de higiene dental, terá um consultório próprio.

Segundo o odontólogo Kilderson Bezerra Silva, que trabalha há 13 anos na Secretaria de Saúde e compõe a equipe 406, com a equipe completa, salas individuais e consultórios separados, toda a rotina de atendimento será melhorada. Na ESF são oferecidos tratamentos de prevenção, restaurações, periodontia (tratamento de gengiva leve), cirurgias simples e palestras educativas à comunidade. Também são acolhidas as crianças inseridas no programa cárie zero, que visa evitar cáries em crianças de zero a nove anos de idade.

O médico de família Márcio Coura, da equipe 407, reforça o pensamento dos colegas e explica que a expectativa é das melhores em relação à nova clínica. “A certeza é que a produtividade do atendimento será bem maior, assim como a satisfação do paciente, que terá um local adequado para todos os tipos de procedimentos com conforto e privacidade”, enumera.

Arielce Haine