Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/10/21 às 16h29 - Atualizado em 26/10/21 às 16h57

Nova plataforma digital facilita acesso às unidades de saúde

Basta inserir o CEP e obter a localização da unidade de referência; Info Saúde-DF também mostra onde tem atendimento em outras unidades da rede

 

HUMBERTO LEITE, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

 

O portal Info Saúde-DF foi atualizado para facilitar a vida de quem procura atendimento em todas as regiões do Distrito Federal. O Busca Saúde UBS dá acesso à localização de todas as 175 Unidades Básicas de Saúde e informações detalhadas como horário de funcionamento e serviços disponíveis.

 

Na plataforma, basta inserir o CEP da residência e o sistema mostra a Unidade Básica de Saúde de referência para seus atendimentos. Há até o botão “traçar rota”, que cria o caminho dentro do aplicativo Google Maps, que agora possui a localização de todas as UBS.

 

A UBS é a porta de entrada para todos os serviços do SUS, como marcação de consultas e início de tratamento. Porém, para vacinação, farmácia básica e em situações de urgência o cidadão poderá buscar o atendimento em qualquer unidade, independente do endereço de moradia.

 

Assista ao vídeo sobre a nova funcionalidade digital:

 

 

O Infosaúde-DF também permite a busca detalhada por serviços específicos. Por exemplo, é possível listar as Unidades Básicas de Saúde de determinada região onde há, por exemplo, a disponibilidade da vacina BCG. Outra opção é verificar quais UBS funcionam até as 22 horas.

 

Clique aqui para acessar a busca detalhada.

 

Também já está disponível a busca de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e informações detalhadas sobre os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Hospitais, Centros de Atenção às Pessoas em Situação de Violência (CEPAV) e a respeito do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

 

Saiba mais sobre os serviços de saúde aqui.

 

Convênios

 

As novidades do portal Info Saúde-DF são resultado do convênio firmado pela Secretaria de Saúde com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para promover a digitalização do Sistema Único de Saúde.

 

A Diretoria de Gestão de Informações Estratégicas (DGIE) da Subsecretaria de Planejamento em Saúde é responsável pela gestão do portal Info Saúde com o auxílio de consultores contratados pela Fiocruz. “As informações são trabalhadas e disponibilizadas para garantir ao cidadão a melhor forma de acessar os serviços de saúde no DF”, explica Tiago Flores, servidor da Secretaria à frente da DGIE.

 

A equipe multiprofissional, formada por especialistas em Tecnologia da Informação, estatística, ciências humanas e da área de saúde, trabalha agora em novas aplicações, como o acesso on-line de cada paciente. Um novo convênio, com o Ministério Público, entrou em vigor e tem como foco as ações de transparência.