Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/02/13 às 18h24 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Núcleo Bandeirante tem centro de saúde informatizado

COMPARTILHAR

Sistema permitirá uso de prontuário eletrônico


A informatização do Centro de Saúde 2 do Núcleo Bandeirante , localizado na Terceira Avenida, A/E está praticamente concluída. A maioria dos profissionais já foi treinada para utilizar o sistema integrado de saúde em 25 computadores instalados em consultórios, sala do adulto e da criança, vacinação e laboratório. Na quarta-feira à tarde (13), começará o treinamento para os médicos. Com isso, gradativamente a unidade iniciará o uso dos prontuários eletrônicos e de rotinas que passarão a integrar o banco de dados da Secretaria de Saúde.

Segundo o diretor administrativo da Coordenação Geral de Saúde do Núcleo Bandeirante, Evillásio Sousa Ramos, o ganho de tempo e de economia de insumos será muito grande. “Estamos apenas começando o processo de informatização e já tivemos oportunidade de ceder algumas vagas de consulta para outras regionais. Ou seja, pacientes moradores de outra cidade foram chamados a se consultar aqui porque haviam vagas. O mesmo ocorrerá quando obtivermos vagas para nossos pacientes em outras unidades, ou seja, quem sai ganhando é sempre o paciente”, reitera.

O treinamento no CS/NB é direcionado a cerca de 120 profissionais de várias categorias, incluindo médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, técnicos administrativos, entre outros.

Segundo o técnico em informática Marcus Vinícius Cerilo, trata-se de um sistema fácil de ser utilizado porque o programa é auto explicativo: “As janelas a serem acessadas vão se abrindo e, com o tempo, todos estarão utilizando o sistema com facilidade”, observa. O técnico também foi responsável pela informatização na Candangolândia, onde o centro de saúde já trabalha com os prontuários eletrônicos desde novembro do ano passado.

Arielce Haine