Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/12/13 às 17h56 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Núcleo de Segurança do Paciente do HMIB capacita servidores

COMPARTILHAR

Melhora da comunicação entre as equipes é pauta do debate

A Equipe do Núcleo de Segurança do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) promoveu nessa terça-feira (10) a última reunião técnico científica de 2013, que abordou o tema relacionamento e comunicação entre as equipes de saúde.

O evento teve como objetivo sensibilizar e capacitar servidores de todo o hospital para discutir as rotinas e pensar em soluções que melhorem a comunicação entre as equipes multidisciplinares. Segundo a chefe do Núcleo de Segurança do Paciente do HMIB, Fabiana Matos, o ambiente aberto de discussão possibilitou o surgimento de novas idéias para solucionar os problemas de comunicação levantados pelas equipes.

“Exemplos como o da enfermeira da Ala A que criou um caderno de comunicação para concentrar as informações e disponibilizá-las a todos os colegas, mesmo aqueles que ela não encontra na troca de plantão, mostram que é possível pensar em algo prático”, relata Fabiana.

Desde a sua criação em março, o núcleo promoveu 20 encontros e sensibilizou mais de 368 profissionais em relação às medidas simples e efetivas que reduzem riscos e danos ao paciente. A equipe é formada por oito servidores entre médicos, biomédicos, enfermeiros e farmacêuticos que promovem encontros uma vez por semana para debater sobre temas como a identificação correta dos pacientes, a redução do risco de infecção associado aos cuidados de saúde e a comunicação efetiva.

“Este ano conseguimos atingir um grande contingente de servidores e temos como grande aliada a equipe de enfermeiros do hospital que tem participado ativamente dos encontros.”, comenta Fabiana.

A enfermeira Isabel Toledo foi a várias reuniões e aprovou a iniciativa. “Os encontros são sensacionais, pois os temas são muito interessantes. Após as intervenções do Núcleo de Segurança já consigo ver o impacto positivo no meu trabalho e dos meus colegas”, explica Isabel.

Por Ana Luiza Greca, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Leia também...