Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/06/13 às 21h46 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Núcleo de Vigilância em Violência da SES atua na abertura da Copa das Confederações

COMPARTILHAR

Comitê de Proteção à Criança e ao Adolescente em grandes eventos está de plantão

A equipe do Núcleo de Estudos e Programas na Atenção e Vigilância em Violência (NEPAV), da Secretaria de Saúde, participa do plantão integrado do Comitê de Proteção de Crianças e Adolescentes para Grandes Eventos, neste sábado (15) e domingo (16), durante as atividades programadas para a abertura da Copa das Confederações.

O NEPAV coordena as ações de enfrentamento à violência no âmbito da SES/DF. Para a Copa das Confederações foram realizadas, desde 2012, várias ações de capacitação para promoção, prevenção, atendimento e principalmente notificação das situações de violência. As ações visam o fortalecimento da rede para uma resposta qualificada às situações de violência.

O núcleo realizou um ordenamento da Rede de Atenção a Pessoas em Situação de Violência para oferecer atendimento e notificação. Também será administrada profilaxia de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/AIDS – e a contracepção de emergência em situações que envolvam violência sexual.

Durante as capacitações, as equipes da Rede de Proteção foram orientadas para encaminhar os casos de violência para as emergências dos hospitais regionais. Tendo em vista a proteção de crianças e adolescentes na Copa das Confederações, foi decretada a criação do Comitê de Proteção à Criança e ao Adolescente para Grandes Eventos no âmbito do Distrito Federal (DEC. N° 34.301, de 22 de abril de 2013), formado por representantes de Secretarias do GDF.

Confira a nota técnica que orienta sobre o processo de atendimento a pessoas em situação de violência durante a Copa das Confederações.