Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/10/12 às 14h09 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Odontologia da SES-DF contabiliza conquistas

Contratação de pessoal e melhoria no atendimento da Saúde Bucal

 

Em 25 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal e o Dia do Cirurgião Dentista. O gerente de Odontologia da Secretaria de Saúde do DF, Sérgio da Mata, destaca as conquistas na área durante a atual gestão. “Foram nomeados 220 Cirurgiões-Dentistas, dos quais 170 efetivamente tomaram posse, 130 Técnicos em Saúde Bucal, desses 116 foram empossados e dois Técnicos de Prótese Dentária”, comenta. Além disso, foram formadas mais 56 Equipes de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família. No total, a rede pública de saúde do DF conta com 473 cirurgiões-dentistas na Assistência.

Todas as regionais de saúde possuem atendimento odontológico e todos os centros de saúde do DF contam com equipe de Saúde Bucal. Os hospitais da rede, com exceção de Samambaia, oferecem atendimento odontológico.

O DF conta com 10 unidades credenciadas no Ministério da Saúde como Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). São elas: Hospital Regional de Ceilândia, o Centro de Saúde nº 11 de Ceilândia, o Hospital Regional de Santa Maria, o Hospital Regional de Taguatinga, a Unidade Mista de Taguatinga, o Hospital Materno Infantil de Brasília, a Unidade de Odontologia da 712/912 Sul, o Hospital Regional da Asa Norte, o Hospital Regional de Sobradinho e o Hospital Regional de Planaltina. Em abril, foram realizados cursos de capacitação para o atendimento ao paciente com necessidades especiais para 40 dentistas dos CEO.

Para receber atendimento de primeira vez, o usuário deve procurar o Centro de Saúde ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. Depois de iniciado o atendimento, os retornos são marcados pelo cirurgião-dentista até a conclusão do tratamento. Os centros de saúde e as equipes da saúde da família fazem o atendimento primário, como orientação aos pacientes, limpeza, tratamento básico das gengivas e restaurações dentárias. Quando o paciente necessita de tratamento mais especializado como canal, cirurgia, tratamento avançado das gengivas, ele é encaminhado para o CEO de referência.

Patrícia Kavamoto