Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/01/14 às 18h14 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Oftalmologista alerta sobre cuidados com os olhos no verão

COMPARTILHAR

Conjuntivite é problema mais frequente nesta época


O verão é a estação do ano que reúne férias, diversão e também cuidados, pois a época é propícia para diversos tipos de doenças. Uma delas é a conjuntivite, inflamação da conjuntiva, membrana transparente que reveste a esclera, a porção branca dos olhos.

Os consultórios e pronto-socorros registram aumento nos casos de conjuntivite nesse período. Por isso o coordenador de Oftalmologia da Secretaria de Saúde do DF, Rogério Nobrega, alerta para os cuidados específicos para os olhos que, quando seguidos à risca, podem prevenir incômodos e garantir férias mais tranquilas.

Segundo o especialista, “a prevenção deve consistir na adoção de normas de higiene como lavar as mãos, não coçar os olhos, buscar lugares apropriados para banho e evitar grandes aglomerações”. O médico alerta que, ao surgirem sintomas como olhos vermelhos, lacrimejamento, coceira e secreção um oftalmologista deve ser consultado imediatamente para o diagnóstico e tratamento adequado.

As alergias oculares de um modo geral, decorrem do excesso de cloro em piscinas, da exposição à luz do sol, filtros solares e aglomerações de pessoas em eventos e grandes áreas de circulação. A exposição sem proteção pode desencadear o aparecimento de doenças como o pterígio (carne nos olhos), do Hordéolo, uma infecção bacteriana nas glândulas das pálpebras, causado pelo aumento de secreção oleosa e de mãos sujas em contato com os olhos, infeccionando e formando um abscesso nas glândulas. “Além disso, pode acelerar o processo da catarata”, explica o médico.

A incidência dos raios ultravioleta pode causar danos graduais que muitas vezes podem ser irreversíveis. Os óculos escuros fazem essa filtragem e ajudam a proteger os olhos e pálpebras. Qualquer sinal de alteração nos olhos procure imediatamente um oftalmologista e nunca se automedicar.

Dicas para comprar óculos:
– Vá a uma ótica confiável;
– Peça certificado e selo de garantia;
– Exija proteção ultravioleta.

Por Tatiane Gomes, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9682-9226