Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/06/13 às 18h40 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Oportunidade de aperfeiçoamento para servidores do HRT

COMPARTILHAR

Cuidados com recém-nascidos e aleitamento materno são temas de cursos

Os servidores da coordenação geral de Saúde de Taguatinga terão a oportunidade de aperfeiçoar conhecimentos relacionados ao aleitamento materno e cuidados com recém-nascidos, além de aprender a cuidar da própria saúde, em diversos cursos programados para a próxima semana (10 a 14 de junho.

“Os profissionais têm uma grande preocupação com o binômio mãe-filho, afinal o Hospital Regional de Taguatinga foi um dos primeiros no Brasil a receber o título de Hospital Amigo da Criança, por isso todos devem ser treinados nos cuidados a esta clientela a fim de prestar uma assistência de qualidade”, diz Marília de Matos, chefe do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) do HRT.

Na segunda-feira (10), pela manhã, no auditório do HRT, começa o curso de capacitação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), direcionado a todos os profissionais de nível médio e superior que atuam na assistência à mãe e ao bebê. Foram disponibilizadas 180 vagas, distribuídas em três turmas.

Parte do curso será realizada à distância e haverá também aulas práticas no Banco de Leite Humano, Neonatologia, Centro Obstétrico, Maternidade e Pediatria. Os profissionais de saúde serão capacitados para orientar corretamente as mães quanto à amamentação desde o pré-natal até os dois anos de vida ou mais da criança. Além disso, participarão ativamente na implementação da política de atendimento aos Dez Passos do Aleitamento Materno, visando a promoção, proteção e apoio a amamentação.

Outro curso que também começa no dia 10, no período da tarde, é a atualização dos profissionais que atuam na assistência a bebês de baixo peso. O HRT foi escolhido em 2011 como hospital referência do Ministério da Saúde em Método Canguru, objetivando somar-se ao atendimento humanizado já alcançado com a iniciativa Hospital Amigo da Criança.

Para cuidar bem dos moradores de Taguatinga é necessário que os profissionais também estejam com sua saúde em dia. Por isso o NEPS/CGST, em parceria com a Gerência de Doenças e Agravos não Transmissíveis (Gedant)/SES-DF promoverá, entre os dias 11 e 26 de junho, o curso de promoção da saúde do servidor por meio de hábitos de vida saudáveis.

O curso tem o objetivo de sensibilizar o servidor quanto à importância dos hábitos saudáveis para ter e manter saúde e qualidade de vida, bem como capacitá-lo para executar ações no ambiente de trabalho. Alguns temas do curso são: Por que ter hábitos saudáveis de vida; outros motivos e hábitos para melhor qualidade de vida: sono, respiração, stress, pensar positivo, evitar excessos, não intoxicar-se; abordagem e recomendações sobre alimentação saudável; e abordagem e recomendações sobre atividade física e práticas integrativas em saúde.

Para inscrever-se e obter mais informações sobre os cursos, os servidores podem entrar em contato com o NEPS através do email: neps.hrt@gmail.com.

Regina Célia

Leia também...