Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/08/17 às 21h19 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Os azulejos de Athos, numa das propostas de logo do Base

COMPARTILHAR

Servidores escolherão a nova marca. A votação começa na segunda (7)

BRASÍLIA (3/8/17) – Suas paredes estão espalhadas por vários cantos de Brasília. Na Igrejinha Nossa Senhora de Fátima. No Congresso Nacional. Até mesmo no prédio da Administração Central da Secretaria de Saúde. Os azulejos de Athos Bulcão são característicos da cidade quanto os traços de Niemeyer e Lúcio Costa. E uma das logos em disputa para o Hospital de Base homenageia a obra do grande artista.

A Lei nº 5.899/17 transforma o Hospital de Base em um Serviço Social Autônomo, com o nome de Instituto Hospital de Base. A transição para essa nova fase começou. E ela será marcada com a escolha de um novo logotipo para o hospital. Cada uma das três agências de publicidade que têm contrato com o Governo do Distrito Federal criou duas propostas de logo para o Base. Não houve custo adicional para a criação das marcas, feitas dentro dos contratos já existentes com o governo.

Em mais uma demonstração da intenção da Secretaria de Saúde de ter os servidores do hospital como referência para cada decisão que for tomada nessa fase de transição, as seis marcas criadas serão submetidas a um processo de votação do qual participarão apenas os que trabalham no hospital. Eles é que escolherão o novo logotipo. A votação, em processo eletrônico, começará na próxima segunda-feira (7) e se estenderá por uma semana até a outra segunda-feira (14).

Os azulejos de Athos Bulcão são a inspiração para essa proposta de logomarca. Um I de “Instituto” estilizado de forma a lembrar as criações de Athos é a base da sugestão. Os “Is” se entrecruzam sugerindo também uma cruz, símbolo universal da saúde.

“Em Athos Bulcão buscamos a nossa referência de design, agregando modernidade e movimento ao novo momento do Hospital de Base. Do design de Bulcão chegamos ao nosso símbolo. A Cruz da Saúde e a cor do céu de Brasília são representadas nas formas dos azulejos e “is” estilizados. Afinal, agora o Hospital de Base é um Instituto”, escrevem os autores da proposta.

Leia também:
O traço do arquiteto na disputa pelo logo do Base
Tesourinhas na disputa pela logo do Base
Servidores irão escolher em votação logo do Base
Do céu ao traço: Brasília se encontra nas logos do Base
Secretário de Saúde esclarece as dúvidas sobre o Hospital de Base

Leia também...