Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/09/13 às 15h32 - Atualizado em 30/10/18 às 15h07

Ouvidores recebem capacitação na Lei de Acesso a Informação

COMPARTILHAR

SES realiza palestra para esclarecer pontos importantes da legislação

A SES/DF e a Ouvidoria promoveram, nessa sexta-feira (20), uma palestra para os ouvidores das regionais de Saúde para tratar sobre a Lei de Acesso a Informação. A palestra foi dada pela coordenadora de Acesso à Informação da Secretaria de Controle e Analista de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União, Fernanda Montenegro Calado.  “A lei tem como objetivo estabelecer regras, procedimentos e prazos que garantem o direito e acesso à informação para que todos os cidadãos tenham os mesmos direitos”, declara.

Para a palestrante, entender a Lei de Acesso a Informação é um trabalho grande e árduo que exige mudanças culturais na sociedade e necessita de um trabalho coletivo para que a informação não seja repassada de forma errada. “Se a gente não quiser ter o acesso a informação outras pessoas vão em nosso lugar, e existe algumas informações que geram desconforto”, conta.

De acordo com a chefe da Ouvidoria da SES, Francis Nakle de Roure, o encontro é importante para a capacitação dos funcionários, abrindo possibilidades e informações. “Os servidores têm que estar com a cabeça aberta para a transparência, principalmente os ouvidores, pois somos nós que refletimos a cidadania assegurando direitos e deveres. O cidadão tem certa dificuldade de acesso a informação necessária”, explica.

 

André Barros