Governo do Distrito Federal
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25/06/14 às 19h22 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Ouvidoria da SES registra 60 mil chamadas

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População adere aos serviços da SES e busca mais informações

A proximidade da população com a Secretaria de Saúde (SES/DF) se evidencia cada vez mais. O relatório estatístico da Ouvidoria registra pouco mais de 60 mil atendimentos de demandas originadas pelo 160 em apenas seis meses. Cerca de 20 mil chamadas a menos do que o registrado durante todo ano de 2013. Esse aumento da participação popular revela a credibilidade na transparência da prestação dos seus serviços.

A Ouvidoria é um canal de comunicação entre o cidadão, os serviços e ações da SES/DF. Desde o primeiro dia do ano até a data de hoje foram atendidas 60.312 demandas e dessas, apenas 106 foram de algum tipo de denúncia ou reclamação. “O papel da Ouvidoria é disponibilizar informação ao cidadão e é importante para nós aumentar o número de acessos. A gente entende que isso é um processo educativo, pedagógico e de sujeito”, afirma a Ouvidora da SES/DF, Francis Nakle.

Dentre os tópicos que lideram o ranking de chamados na Ouvidoria está o cronograma da Carreta da Mulher, com 12.312 chamados; seguido da Carreta Oftalmológica, com 1.970. Além desses novos benefícios que a SES/DF propôs para a população, há outra vertente que chama a atenção: as campanhas de vacinação que sempre batem todas as metas. A campanha da gripe, por exemplo, tinha meta de imunizar 80% do público alvo, um número estimado em 603.867 e conseguiu vacinar 86,9% desse total, ou seja, 524.928 pessoas. A Ouvidoria, no entanto, sentiu o reflexo dessa aprovação e registrou 2.099 chamadas sobre o assunto. “É um tema que chama muito a atenção do público. Além das mais variadas informações, nós atendemos o público que tem problema de locomoção. Eles sempre entram em contato conosco solicitando vacinação em domicílio”, disse a Ouvidora.

Outra curiosidade levantada no relatório são as informações gerais sobre as regionais de saúde. Taguatinga atingiu o primeiro lugar com 2.034 solicitações, seguida da Asa norte, com 1.289 e Asa sul, com 1.248. No caso dos hospitais, a liderança em demandas de informação fica com o Hospital de Base (HBDF): 3.523 solicitações.

Para reclamar, elogiar e sugerir sobre o tema Saúde ligue 160.

Luana Lemes e Bianca Lima, da Agência Saúde DF

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