Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/10/13 às 13h24 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Ouvidorias da Saúde e do Hospital Universitário de Brasília firmam parceria

COMPARTILHAR

Objetivo é agilizar a demanda do usuário

 

A Ouvidoria-Geral da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) e a Ouvidoria do Hospital Universitário de Brasília (HUB) se reuniram na última quarta-feira (30) com o objetivo de integrar o trabalho das instituições e agilizar as demandas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a Ouvidora-Geral da SES/DF, Francis de Roure, a Ouvidoria da Saúde traduz a voz do paciente para a gestão. “Os usuários do SUS, que são pessoas que recebem atendimento tanto no HUB quanto nas unidades de saúde da SES/DF, por isso a importância de agilizar essas demandas a partir da integração entre instituições”, disse. 

O propósito da reunião é fazer a parceria para dinamizar o atendimento da demanda que o cidadão faz diariamente por meio da Ouvidoria do HUB e da SES/DF.

O Ouvidor do HUB, Paulo Rodrigo Guimarães, afirma que a Ouvidoria tem o papel de disponibilizar a informação para os cidadãos. “Apesar do HUB não ser administrado pela SES/DF, o trabalho de Ouvidoria precisa ser integrado, pois nossas demandas são semelhantes”, disse.

Papel da Ouvidoria

A ouvidoria da Secretaria de Saúde é uma unidade de grande importância estratégica para a gestão do SUS/DF. Cumpre o papel de facilitadora do diálogo entre a sociedade e as diferentes instâncias de gestão, trabalha na perspectiva da participação do cidadão, na avaliação, e na fiscalização da qualidade dos serviços de saúde oferecidos a população, como está preconizado também pelo  SUS.  Assim sendo, a ouvidoria efetiva o controle social e auxilia no aprimoramento da gestão pública do sistema de saúde.

 

Patrícia Kavamoto