Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/12/16 às 20h34 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Pacientes com doenças autoimune recebem orientações no Hospital de Base

COMPARTILHAR

Palestras reúnem cerca de 200 pessoas e falam sobre as doenças, tratamento e direitos

BRASÍLIA (13/12/16) – Os pacientes portadores de doenças autoimune, como espondilite anquilosante, artrite reumatoide e gota, recebem periodicamente palestras com os profissionais de saúde do Hospital de Base. O último encontro aconteceu no início deste mês e reuniu cerca de 200 pessoas.

Os encontros têm o objetivo de passar orientações sobre o uso de medicamentos, sobre a doença, dietas e exercícios, bem como direitos dos portadores da pessoa com doença reumática. Eles são realizados no ambulatório de Reumatologia do Hospital de Base.

“A ideia das reuniões veio por conta da introdução, padronização e uso dos imunobiológicos no tratamento das doenças autoimunes (no SUS). São medicamentos de alto custo. Como eram medicamentos novos, que chegavam no rol de tratamento (em 2003), resolvemos orientar o paciente quanto a isso”, explica Helen Mary da Silveira de Carvalho, reumatologista do HBDF.

INÍCIO – Os ciclos de palestras tiveram início em 2003, logo após a padronização dos medicamentos imunobiológicos pelo Ministério da Saúde e pelos governos estaduais e do DF. Eles ocorrem a cada dois anos.

Para o paciente Claudio Ranier Rocha, portador da espondilite anquilosante em tratamento no Base desde 2005, as palestras são produtivas e ajudam a obter mais conhecimentos sobre a patologia, além de proporcionar uma troca de ideais entre os portadores. “Achei o evento bem produtivo e a gente pode ter contato com os outros pacientes, trocamos ideias. Muita coisa a gente não sabe, fica sabendo nas palestras, e tiramos dúvidas”, relata.

BIOSSIMILARES – O próximo ciclo de orientações, que deve ocorrer no início do ano que vem, deverá abordar a chegada dos biossimilares, novos medicamentos que substituirão os imunobiológicos por serem mais baratos e com a mesma eficácia. Os biossimilares são produzidos de células vivas como bactérias, fungos, ou células de mamíferos, fermentados e purificados em laboratórios.

DIREITOS – Outro ponto tratado nas palestras foi os direitos dos pacientes com Artrite Reumatoide e Espondilite anquilosante, como isenção tarifária para transporte público municipal e intermunicipal, compra de veículo zero km com isenção de impostos, auxílio-doença ou licença para tratamento de saúde, entre outros.

Leia também...