Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/12/13 às 19h37 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Pacientes comemoram resultados do Programa de Obesidade do Recanto

COMPARTILHAR

Participantes foram acompanhados durante 6 meses por profissionais de saúde

Dez participantes da 2ª turma do Programa de Obesidade Embora – PROBEM – do Centro de Saúde nº 02 do Recanto das Emas, foram premiados nessa terça-feira (10), por terem apresentado os melhores resultados nas categorias maior perda de peso, maior perda de porcentagem de gordura e maior perda de circunferência abdominal.

No total 88 pessoas foram acompanhadas durante seis meses por profissionais de saúde. Os participantes foram divididos em três grupos: obesidade leve, obesidade moderada e obesidade grave.

“Meu sonho era emagrecer e achei que jamais conseguiria. Com o programa meu sonho se tornou realidade, foi algo maravilhoso em minha vida”, disse Ana Cristina Batista Santos, 30 anos, orgulhosa e feliz por ter perdido 23 quilos e ter conquistado o 1º lugar na premiação, entre todos os grupos, e ter sido contemplada com uma bicicleta. Ana tentou emagrecer com várias dietas, mas só conseguiu perder peso com reeducação alimentar e atividade física. Atualmente pratica hidroginástica três vezes na semana, durante uma hora por dia, e caminhada também três vezes na semana, durante uma hora e meia.

“Depois do infarto, o médico disse que se eu não mudasse meus hábitos iria morrer. Depois da participação no programa minhas taxas estão normais e eu já perdi 8 quilos. Minha vida está muito melhor”, afirmou Elizabeth Rodrigues de Souza, 44 anos, que viu sua vida por um fio em 2010 ao passar pela experiência de um infarto. Ao procurar a endocrinologista Clarissa, foi convidada a participar do programa e hoje está com todas as taxas controladas.

O Dr. Flávio Noronha, clínico e geriatra, integrante da equipe do Núcleo Regional de Atenção Domiciliar do Recanto das Emas, frisou a importância de acreditar e da disciplina para a perda de peso. De acordo com ele, estes fatores devem estar integrados com a alimentação saudável e a prática de atividade física para que o objetivo seja alcançado.

A médica endocrinologista, Raquel Bevilaqua, a nutricionista Clarissa Araújo, a enfermeira Núbia Silva e o profissional de educação física Natal Silva falaram sobre as atividades realizadas com os grupos. Um dos destaques foi o Cine PROBEM, onde os participantes puderam assistir ao documentário “Muito além do peso” e discutir sobre o tema, a Malhação PROBEM, o PROBEM Terapia, a Oficina de Pintura, o Diálogo PROBEM e o aulão Fitness PROBEM, com aula de Jump e orientações sobre práticas de atividades com materiais de baixo custo.

Segundo a médica Raquel, os grupos apresentaram características marcantes e positivas que foram percebidas pelos profissionais de saúde, como solidariedade, cumplicidade e laços de amizade. “Quanto mais pessoas juntas para fortalecer o objetivo, melhor” ressaltou Ana Célia, gerente do Centro de Saúde Nº 02.

Os interessados em participar das próximas turmas do PROBEM devem se inscrever na Sala do Adulto, no Centro de Saúde Nº 02 do Recanto das Emas.

Por Cristiani Mendes, Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa
(61)3348-2547/2539 e 9862-9226