Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/03/17 às 18h58 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Pacientes do Hospital de Base recebem doação de perucas

COMPARTILHAR

Ação é a segunda do ano. Desta vez, 50 pessoas foram beneficiadas, inclusive, uma criança

BRASÍLIA (27/3/17) – Os voluntários da Rede Feminina entregaram, na manhã desta segunda-feira (27), 50 perucas para pacientes que fazem acompanhamento médico ou estão em tratamento quimioterápico no Hospital de Base. É a segunda doação deste ano na unidade. A entrega foi feita ao som da música Como é grande o meu amor por você, cantada pelas voluntárias.

Para a pequena Manuely Samily da Costa Ramos, de 8 anos, o dia foi especial. “Estou feliz”, resumindo a sensação. Ela está em tratamento para a alopecia, e que lhe custou os cabelos longos. Não gostava de ir à escola devido a brincadeiras dos outros colegas, mas agora de visual novo promete a volta feliz para o colégio.

Além de perucas, as beneficiadas ganharam buques de flores, presentes e maquiagem.

A voluntária Márcia Maria, que participa da rede há quatro anos, esclarece o que a motiva: “a emoção é tão grande, que sinceramente não dá para explicar. Você se sente como se fosse seu filho com febre alta e você vê a febre saindo”.

DOAÇÃO – A doação de cabelo pode ser feita o ano todo. É preciso somente que o cabelo doado tenha a partir de 20cm de comprimento, qualquer tipo, desde que esteja limpo, seco e que seja atado em mechas presas com elástico.

A pequena Júlia é uma das doadoras. Por iniciativa própria, pediu à mãe, Talita Rubbo, que cortasse seu cabelo para doar para as crianças com câncer. As duas fizeram questão de participar da entrega às pacientes do Hospital de Base.

A voluntária Tânia Alves aprendeu a costurar as perucas para ampliar o atendimento às pacientes em tratamento. Hoje ela conta com a ajuda de mais quatro pessoas, entre elas a própria mãe. Em sua casa ela separa, cuida dos cabelos e depois costura na rede para perucas.

A paciente Edna Ferreira dos Santos, de 62 anos, em tratamento do câncer de pulmão, deixa uma homenagem para as voluntárias. ” Se houver vitamina para fortalecer o coração, elas (as voluntárias) são o suplemento para o coração. Que elas continuem este lindo trabalho, que é feito com amor”, disse.
Para as pacientes que precisam das perucas, basta se cadastrar junto à Rede Feminina, munidas de pedido médico da oncologia e laudo da biopsia. Para maiores informações as pacientes podem ligar no 3315-1278.

Quem quiser colaborar com a Rede Feminina, pode doar além dos cabelos, linha de costura industrial nas cores, preta, mel, bege, marrom e a rede para perucas.