Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/12/12 às 19h32 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Pacientes e servidores participam das atividades de 28 anos do Hran

Com bons resultados, unidade já realizou mais de 4 mil cirurgias neste ano

Apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros, sorteio de brindes entre os servidores, almoço de confraternização, missa, feira de artesanato e massoterapia. Com essa programação, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) comemorou seus 28 anos de funcionamento nesta sexta-feira (7). Umas das maiores e mais importantes unidades da Secretaria de Saúde, o hospital realizou somente em 2012 mais de quatro mil cirurgias e 138 mil atendimentos no setor de emergência.

Dezenas de servidores e pacientes participaram das festividades. “Trabalho aqui há 26 anos e amo este hospital de paixão. Não aceito ninguém falar mal dele”, enfatiza o gerente de Enfermagem do Pronto Socorro, Baltazar Nogueira, ressaltando a competência e a dedicação da equipe de servidores do Hran. Quem também só tem elogios para o hospital é o porteiro José Marcos Silva. Morador de Luziânia, ele acompanhava o filho João Victor, de 3 anos, internado com pneumonia na Unidade de Pediatria. “O atendimento aqui é ótimo. O hospital está de parabéns”.

Até o Papai Noel compareceu e distribuiu presentes para os pequenos, além disso foi apresentado de vídeo educativo sobre o problema. As crianças se divertiram com pintura de rosto e palhaços. “Os pacientes passam por tratamento no hospital e geralmente o ambiente não é agradável. Com a confraternização passaremos momentos agradáveis, de alegria”, afirma Marconi Delmiro, coordenador do Programa.

Até o mês de outubro, os procedimentos cirúrgicos eletivos e emergenciais nas especialidades de cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia torácica, ginecologia, odontologia, oftalmologia, otorrino, urologia, cirurgia bariátrica e cirurgia vascular chegam a 4.416.

O Hran é referência em cirurgia plástica, bariátrica e no atendimento a queimados. Com uma área construída de 42 mil metros quadrados, tem seis blocos interligados e presta assistência à saúde da população da Asa Norte, Lago Norte, Vila Planalto, Varjão e Cruzeiro. Cerca de 1.900 servidores integram o quadro da Regional que é composta pelo hospital e oito centros de saúde.

O hospital oferece atendimento ambulatorial em 17 especialidades, além de centro cirúrgico e unidade de terapia intensiva. A maior procura, no entanto, é pela emergência, nas especialidades de clínica médica, pediatria, ginecologia/obstetrícia, odontologia e cirurgia geral. De janeiro a outubro de 2012 foram realizados 138.065 atendimentos no Pronto-Socorro da unidade e o setor de internação conta com 369 leitos.

Celi Gomes