Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/01/13 às 13h45 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Pacientes ganham no acesso aos serviços sociais

Entre os meses de agosto e novembro, foram feitos 637 atendimentos

O Núcleo de Serviço Social de Santa Maria – NSS/HRSM – avança na melhoria do atendimento ao usuário. Nos últimos meses os esforços para reestruturar o setor vêm demonstrando resultados sólidos que se refletem em benefícios diretos aos pacientes. Somente entre os meses de agosto e novembro foram feitos 637 atendimentos ligados a casos de transtornos mentais, álcool e drogas, intervenções relacionadas a óbitos entre outros.

De acordo com a assistente social Fabiana Borges, desde agosto o núcleo vem crescendo muito, principalmente com relação à participação ativa nos espaços de discussão da atuação do serviço social dentro do âmbito da saúde pública. Um destes espaços é a Rede Socioassistencial Flor do Cerrado de Santa Maria, criada em 2011, com o objetivo de garantir acesso aos direitos estabelecidos pelo conjunto das legislações sociais das políticas públicas brasileiras a todos os atores sociais, sobretudo aqueles que vivem processos de exclusão.

A ideia é que a partir da inserção nos espaços de debate disponíveis, seja possível avançar cada vez mais rumo ao fortalecimento da rede de saúde pública, assistência social, previdência social, jurídica e organizações da sociedade civil para que todos os usuários atendidos em Santa Maria possam usufruir de seus direitos em busca da garantia de uma saúde física, mental e social.

Alguns momentos específicos realizados no segundo semestre de 2012 merecem destaque no trabalho do NSS. Um deles foi a ação socioeducativa que alertou para os males do tabagismo e as possibilidades de abandono do vício. A campanha foi realizada na recepção do Pronto Atendimento do HRSM em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Fumo e incluiu a participação de pacientes internados no hospital. Outra realização importante foi o I Encontro Regional de Assistentes Sociais da Saúde e Conselhos Tutelares de Santa Maria, também realizado no HRSM e que discutiu o fluxo de atendimento às crianças e adolescentes no que tange à liberação e acompanhamento destes pacientes no âmbito hospitalar e também à notificações de violências e possíveis encaminhamentos aos conselhos tutelares. Vale destacar, ainda, a parceria firmada entre a regional de Santa Maria e a Promotoria da cidade para que sejam encaminhados ao hospital todos os casos que necessitem de acompanhamento psicossocial pelo Programa de Atendimento às Vitimas de Violência.

Bruno Estrela