Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/08/21 às 15h15 - Atualizado em 11/08/21 às 15h18

Paranoá Parque ganha primeira unidade básica de saúde

UBS 3 passa a funcionar no conjunto habitacional e vai beneficiar 26 mil pessoas

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

Os moradores do Paranoá Parque agora contam com uma Unidade Básica de Saúde dentro do conjunto habitacional. O primeiro equipamento público do setor foi inaugurado nesta quarta-feira (11) e vai prestar assistência a mais de 26 mil pessoas.

 

UBS tem 6 equipes de Saúde da Família e cobre uma área de 26 mil habitentes – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

O governador Ibaneis Rocha destacou a necessidade da população do Paranoá Parque em ter uma UBS, tendo em vista que a unidade é porta de entrada para o atendimento na rede. “A saúde começa através da UBS, é aqui que a população vem quando precisa de algum acompanhamento médico ou até mesmo para prevenir algumas doenças. É na UBS, com as equipes de Saúde da Família que cuidamos das famílias”, afirma.

 

A UBS 3 do Paranoá Parque contará com seis equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), três equipes de odontologia e uma equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que conta com terapeuta ocupacional, farmacêutico, assistente social, psicólogo e nutricionista.

 

Governador Ibaneis Rocha, acompanhado do secretário de Saúde, Osnei Okumoto, e dos secretários adjuntos Raquel Beviláqua (assistência) e Arthur Siqueira (gestão) – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

“Este é um momento especial, pois nossa meta é ampliar cada vez mais a cobertura da Atenção Primária à Saúde. Com o credenciamento que fizemos junto ao Ministério da Saúde de 151 novas equipes de Estratégia Saúde da Família nossa cobertura vai subir para 83% em todo o DF. Queremos melhorar cada vez mais nossa estrutura para oferecer o melhor atendimento aos moradores da região”, explica o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

 

A unidade possui 870 m² e conta com oito consultórios, que foram divididos em quatro para médicos e quatro para enfermeiros, mais dois consultórios de odontologia e um consultório para o NASF. A UBS também é equipada com sala de atividades coletivas, sala de vacinas, sala de coleta de exames, farmácia, copa e vestiário para os funcionários, entre outras.

 

Na UBS 3 são 3 equipes de odontologia – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

O investimento total da obra foi de R$ 3,5 milhões, sendo 2,5 milhões provenientes de emenda parlamentar do deputado distrital José Gomes (PSB), além de R$ 725 mil de emenda parlamentar federal do deputado federal Ronaldo Fonseca (Pode-DF). O restante foi custeado com recursos próprios da Secretaria da Saúde.

 

Presente no evento de inauguração, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga aplicou a segunda dose da vacina contra Covid-19 no governador Ibaneis Rocha como alusão à abertura da sala de vacinas da nova UBS. Além disso, ressaltou a importância das unidades básicas de saúde para a transformação na saúde pública.

 

Unidade possui farmácia – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

“A Atenção Primária à Saúde é prioridade no nosso governo. É aqui na UBS que se trata doenças crônicas em seu estágio inicial, além de ser aqui que implementamos a principal política pública de saúde, que é a vacinação, neste atual momento, a imunização contra Covid-19. A vacina é a esperança para o fim do caráter pandêmico desta doença”, afirma Queiroga.

 

Antes da inauguração da nova UBS, a população do Paranoá Parque tinha que se deslocar até a antiga unidade, que funcionava de forma improvisada na antiga Biblioteca, localizada na quadra 2, próxima ao hospital.

 

Consultório equipado para receber pacientes – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Segundo Sidney Sotero, superintendente da Região de Saúde Leste, a unidade básica de saúde é fundamental para a efetiva implementação do SUS. “Nossa ideia é que estas unidades atendam de 80 a 95% das demandas da população. Com isso, conseguimos otimizar o sistema, desafogar as emergências dos hospitais e oferecer um acesso melhor para todos”.