Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/15 às 13h17 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Parceria entre Saúde e Detran agiliza captação de órgãos para transplantes

COMPARTILHAR

Em um mês de cooperação, já foram feitos oito transportes terrestres e dois aéreos

BRASÍLIA – (20/3/15) – Um termo de cooperação assinado entre a Secretaria de Saúde e o Departamento de Trânsito do DF (Detran/DF) tem apresentado bons resultados no primeiro mês de atuação. Um dos itens previstos é o apoio do Detran no transporte de órgãos para transplantes e também da equipe de avaliação médica.

Para a coordenadora da Captação de Órgãos e Transplantes do DF, Daniela Salomão, o termo é “importantíssimo”. “Essa é uma parceria inédita e tem o objetivo de dar agilidade no processo de doação dentro do DF”.

Segundo o comandante do Detran, Marcus Marinho, até a última terça-feira (17) foram feitos oito transportes terrestres e dois aéreos. Para ele, o resultado já pode ser considerado positivo para um mês de atuação.

O coordenador do Samu/DF, Rodrigo Caselli, observa que essa parceria otimiza os recursos que o estado tem. “Os recursos do Samu são de socorro. Os helicópteros dos bombeiros e rodoviário são de resgate. E para transportar órgãos podemos usar aeronaves VIP”, destaca.

TERMO – Ainda de acordo com Caselli, além do transporte de órgãos e de equipes para avaliação médica para transplantes, o termo de cooperação, assinado em 25 de fevereiro, prevê outros itens. “Prevê ainda a capacitação dos auditores de trânsito do Detran pelo Samu no atendimento inicial em ocorrências de rua. Geralmente eles chegam primeiro e é importante que saibam o que fazer”, explica.

Leia também...