Governo do Distrito Federal
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21/03/16 às 17h13 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Parceria entre SVS e Codeplan levará informações sobre Aedes aegypti

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População receberá ligações sobre prevenção e principais sintomas das doenças relacionadas ao mosquito

BRASÍLIA (21/3/16) – Uma parceria entre a Ouvidoria de Saúde, a Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS) e a Codeplan vai levar mais informações sobre o Aedes aegypti para a população do Distrito Federal. O lançamento da proposta foi feito nesta segunda-feira (21), durante treinamento de servidores sobre o assunto.

“A crescente epidemia pela qual o Brasil passa, bem como as questões de novos vírus e suas repercussões na saúde da população, têm levado as pessoas a buscarem maiores informações. E, estimulados pela Secretaria de Saúde, a fazer denúncias de novos focos de criadores do mosquito. Nesse sentido, a Ouvidoria teve uma importante iniciativa. Colocar a Codeplan e a SVS nessa parceria vai reduzir a distância no que tange à informação e à denúncia junto à população do DF”, destaca o subsecretário de Vigilância à Saúde, Tiago Coelho.

A Codeplan irá fazer 4 mil ligações diárias para residências localizadas em áreas onde há mais incidência de focos do mosquito ou de doenças relacionadas a ele, para dar informações para o auxílio no combate aos focos do Aedes aegypti, bem como principais sintomas das doenças a ele relacionadas. As primeiras cidades a receber as ligações serão Brazlândia, Cielândia e São Sebastião. “Com isso, cobriremos 30% das áreas com maior índice de casos”, destacou Tiago Coelho. 

Além disso, quem ligar para os números 156,160 e 162, poderá ouvir, durante a espera das chamadas telefônicas, textos informativos sobre os cuidados e prevenção às doenças relacionadas ao mosquito. A central telefônica da Codeplan recebe em torno de 12,5 mil ligações diárias.

“Estávamos recebendo muitas ligações referentes ao Aedes aegypti. Então, para dar celeridade aos atendimentos, resolvemos firmar essa parceria com a Codeplan, diminuindo o tempo de espera de resposta para a população”, frisa a ouvidora da Saúde, Meire Machado.

Por meio dessa parceria, a população também será informada da rota semana do Fumacê em cada Região Administrativa.

TREINAMENTO – As ligações serão feitas por meio de call center. Nesta segunda-feira, os funcionários responsáveis por essas chamadas participaram de uma palestra sobre as ações da SVS, voltadas para o controle da proliferação do Aedes aegypti. O foco do treinamento foi capacitar os atendentes a informar a população sobre as ações relacionadas à prevenção e proliferação do mosquito.

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