Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/05/18 às 18h43 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

PAVs passam a integrar Programa Criança Candanga

Solenidade inaugura ludoteca do PAV no HMIB: presença de Márcia Rollemberg

 

 

O Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) recebeu, nesta sexta-feira (25), a visita da primeira dama e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg, para formar parceria nas Unidades de Prevenção e Atenção Assistência as Violências (PAVs) por meio do Programa Criança Candanga. O objetivo é promover e garantir o direito da criança, seu desenvolvimento integral desde a primeira infância à adolescência.

 

O evento desta sexta-feira (25) foi a solenidade oficial da entrega de kits do Criança Candanga. “Durante a programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foram entregues kits para todas as ludotecas dos PAVs da Secretaria de Saúde, um total de 20”, conta a chefe do Núcleo de Estudos e Programas na Atenção e Vigilância em Violências (Nepav), Fernanda Falcomer.

 

Com a visita, Márcia Rollemberg afirmou seu compromisso na política da criança e do adolescente no Distrito Federal em todos os órgãos do governo, com destaque para áreas de Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Direitos Humanos, segurança Alimentar e Nutricional, Segurança Pública e Paz Social de forma articulada e complementar.

 

Para Falcomer, este reconhecimento, os PAVs passam a integrar toda a rede de equipamentos do Governo de Brasília, que são so espaços Criança Candanga, como escolas e centros olímpicos.

 

PAVs – As Unidades de Saúde do Distrito Federal contam com espaços e profissionais especializados no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência. O Programa de Atendimento as vítimas de violência (PAV) promovem os direitos das crianças e adolescentes por meio de ações integradas para prevenção, proteção que possam garantir a qualidade de vida.

 

“A família tem papel importante no desenvolvimento saudável da criança. Reduzir danos durante a fase do desenvolvimento é uma das ações do trabalho dos profissionais que atuam nessa área”, relata o diretor do HMIB, João Vilela.

 

 

Texto: Alline Martins e Júlio Duarte

Foto: Tony Winston/ Agência Brasília