Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/03/14 às 11h21 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Planaltina realiza atividades sociais e culturais para os idosos

COMPARTILHAR

Para participar do grupo é preciso ter mais de 60 anos 

O Programa de Assistência Integral à Saúde do Idoso da Regional de Planaltina, coordenado pela médica Ana Lúcia Miranda, além de aconselhar os idosos, desenvolve atividades e promove cursos e eventos a fim de integrá-los. Para a coordenadora do programa, Ana Lúcia Miranda, o projeto tenta unir os idosos em atividades sociais, culturais e de lazer, que possam contribuir para o crescimento cognitivo, o bem estar e que promovam saúde. “São oferecido ambulatório do idoso no Centro de Saúde, Grupos de Hipertensos e Diabéticos, Grupo de Terapia Ocupacional, palestras mensais, Grupos de Práticas Integrativas. E o Serviço de Atendimento Médico Domiciliar, que facilita a assistência aos pacientes acamados”, diz.

Para participar do grupo é preciso ter mais de 60 anos e os encontros são semanais, aonde os participantes se reúnem para conversar e trocar experiências, realizar atividades como crochê, tricô, fuxico, receitas, pinturas em tecido, atividades físicas, culturais, entre outras.

A aposentada, Merces Detomi participa do bazar promovido pelo programa. Ela relata que participar do projeto contribuiu para que deixasse a ociosidade. “Adoro confeccionar as peças. Atualmente é o meu maior passatempo”, completa.

O Idoso é convidado a participar no Centro de Referências em Praticas Integrativas, de diversas atividades, dentre elas, aulas de automassagem, Tai Chi Chuan, acupuntura e fornecimento de plantas medicinais.

A aposentada, Petrolina Souza, de 60 anos, afirma que já sentiu melhoras com a acupuntura. “Eu sofria muito com dores no corpo e esses exercícios me ajudaram”, conta.

E o Bordado Terapia, que é uma técnica usada que une os conhecimentos da psicologia às atividades artísticas na cura da depressão, baixa autoestima, ansiedade, estresse e dificuldades de relacionamento.

Como parte da terapia, os integrantes do grupo produzem diversos tipos de artesanato, entre eles, bordados, tapete, cachecol e trabalhos de madeira, que têm como tema amor, verdade e paz, que são explorados por meio de conversas, palestras, exercícios de relaxamento e aulas práticas.

Para a aposentada Eutália Riogrande, a terapia tem ajudado muito. “Sofria de depressão porque me sentia muito sozinha, mas aqui fiz muitas amizades, troco ideias, e descobri meus verdadeiros valores”, diz.

A aposentada Maria Nazaré dos Santos, que cerca de um ano participa do grupo ressalta que aprendeu a desenvolver suas habilidades. “Tenho problemas de saúde e com esse contato com outras pessoas me sinto bem melhor”, comenta.

Programação:

Ambulatório de Clínica Médica
Centro de Saúde n° 01: Quarta-feira de manhã e Quinta-feira à tarde – Dra. Ana Lúcia.
Automassagem
Terça-feira e Quinta-feira das 8h às 9h, no CERPIS.
Tai Chi Chuam
Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, das 8h às 9horas, no CERPIS.
Terapia Ocupacional
Centro de Saúde n° 01: Quarta-feira de 14h às 17horas, na casa do Diabético.
Centro de Saúde n° 02: Segunda-feira de 14h às 17 horas, na sala de reuniões.
Palestras Mensais:
No auditório do Hospital Regional de Planaltina, uma vez ao mês.
Bazar permanente
Quarta-feira de 8h às 12 horas, no hospital de Planaltina.
Atividades do NRAD – (com os acamados)
Visitas médicas domiciliares: Terça, Quarta e Quinta-feira.
Fisioterapia: Quarta e Sexta- feira.
Dança de Salão
Terça e Quinta-feira: 9h30m às 10h30m e 15h30m às 16h30m, no campo sociaty da Academia Movimento.

Por Tatiane Gomes, da Agência Saúde DF.
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Leia também...