Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/01/22 às 16h49 - Atualizado em 10/01/22 às 14h33

População comemora vacinação itinerante no Sol Nascente/Pôr do Sol

Equipe de saúde percorreu com o “Carro da Vacina” as áreas de maior vulnerabilidade social levando primeira, segunda e terceira doses

 

ADRIANA SILVA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA | REVISÃO: JULIANA SAMPAIO

 

A Secretaria de Saúde continua com as ações de busca ativa da população que ainda não se vacinou ou que está com alguma dose atrasada. Neste sábado (8), a região do Sol Nascente/Pôr do Sol recebeu o “Carro da Vacina”, uma nova estratégia para levar a vacina até mais perto do brasiliense.

 

Carro da Vacina percorreu as ruas do Sol Nascente/Pôr do Sol – Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Uma van da equipe do Consultório de Rua da Região de Saúde Oeste, com identificação da ação, percorreu três pontos do Trecho III do Sol Nascente: Chácara 84, Fazendinha e Condomínio Gênesis. Foi com alto-falantes que os moradores foram chamados para a vacinação. Alguns se vacinaram dentro do veículo, que também deu suporte a algumas bases montadas em locais estratégicos. No total, 13 servidores da Saúde participaram da ação.

 

“A Região Oeste, dada a sua densidade populacional e vulnerabilidade, requer da gestão  novas ferramentas, inovações, parcerias e uma equipe aguerrida sendo desafiada a cada dia para fazer entregas à comunidade”, destaca a superintendente da Região de Saúde Oeste, Lucilene Florêncio.

 

A ação começou no início da semana, quando um carro de som percorreu a área contemplada com a atividade e comunicou aos moradores sobre o serviço disponibilizado neste sábado. Além disso, um mapeamento foi feito na região, onde 150 pessoas informaram que irão se vacinar durante o trajeto do veículo.

 

O levantamento foi realizado pelos agentes comunitários de saúde, líderes comunitários e membros da Igreja Assembleia de Deus – Campo Guará. Levaram-se em consideração os locais onde há maior vulnerabilidade social e um menor percentual de pessoas vacinadas.

 

A população aprovou o modelo de vacinação itinerante levado pela Secretaria de Saúde – Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF
“O carro da vacina vai ao encontro do estudo epidemiológico que fizemos. Observamos menor percentual de vacinados nessas áreas a que estamos indo com o carro”, frisou Lucilene Florêncio.

 

Doses

 

A Secretaria de Saúde enviou cerca de 500 doses de AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer-BioNTech para essa ação. De acordo com a diretora de Atenção Primária da Região de Saúde Oeste, Sandra Araújo, essa modalidade de vacinação foi um piloto que deverá ser realizado novamente em outras áreas.

 

 

“Nós temos a intenção de vacinar 100% da nossa população, pois é um área extremamente frágil, então, esse local foi escolhido pela dificuldade do acesso. A intenção é que o carro percorra várias rotas com o propósito de alcançar a população que não tem condição de chegar até o ponto fixo de vacina”, destaca Sandra que explica o propósito do “Carro da Vacina”.

 

“Nosso intuito é assistir quem mais precisa, ir até a população levar a vacina num local onde as pessoas não têm condição de acesso”, completa.

 

Aprovação

 

O carro chegou à chácara 86 pontualmente às 9h. O motorista José Carlos Lacerda, de 40 anos, aguardava com a esposa para receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Questionado sobre qual foi o motivo de ele ainda ter iniciado seu esquema vacinal, ele informou ser por “falta de tempo”.

 

José Carlos aproveitou a ação e tomou a primeira dose – Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

“Achei esse modelo de vacinação muito importante para quem não tem tempo de ir até uma UBS durante a semana. Eu estou aqui para receber a primeira dose e estou muito satisfeito com o atendimento”, agradece.

 

Quem também comemorou e aprovou o serviço itinerante foi o assistente de recapagem Ângelo Antônio, de 50 anos. Ele é morador do Pôr do Sol e foi tomar a dose de reforço. “Estou adorando o atendimento do pessoal. A equipe é muito cuidadosa e atenciosa conosco. É uma ação muito boa para toda a população e eu só tenho a agradecer”.

 

Anália agradeceu a equipe pela dose de reforço que recebeu neste sábado – Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

O chamado pelos alto-falantes do “Carro da Vacina” convenceu a dona de casa Anália Vieira, de 69 anos, a tomar o quanto antes a dose de reforço, uma vez que já estava no prazo de ela receber. “Eu estava me organizando pra ir no posto de saúde quando ouvi o carro de som. Eu não pensei duas vezes e vim receber minha dose pertinho de casa. Só tenho a agradecer à SES, e a Deus, por estar imunizada”, comemora.

 

Até o meio-dia, foram aplicadas 115 doses da vacina. A ação continua até as 17h.

 

“Atingimos a primeira dose em vários usuários onde a população não conseguiria chegar até a UBS. A superintendência oeste está extremamente feliz e com a sensação de dever cumprido. Estamos atendendo quem mais precisa e isso é extremamente gratificante”, finaliza Lucilene Florêncio.

 

O Vídeo da reportagem foi produzido pela Agência Brasília