Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/05/19 às 9h16 - Atualizado em 20/05/19 às 9h18

Práticas integrativas aquecem manhãs nas unidades básicas de saúde da Região Sudoeste

COMPARTILHAR

Atividades são abertas à participação da comunidade

 

Automassagem, meditação e Thai Chi Chuan. É assim que dezenas de pessoas de todas as idades começam o dia. Crianças, jovens e idosos acordam cedo, encaram o frio e vão até sua Unidade Básica de Saúde de referência na Região Sudoeste, em Samambaia, Águas Claras, Taguatinga, Vicente Pires e Recanto das Emas.

 

Essas pessoas aproveitam a oportunidade para aquecer o corpo e preparar o espírito para mais um dia. As atividades são disponibilizadas pelas UBS e fazem parte de um conjunto de 29 Práticas Integrativas e Complementares (Pics) oferecidas pelo Sistema Único de Saúde no Distrito Federal.

 

Essas práticas aproximam a comunidade dos profissionais de saúde e dos serviços oferecidos pelas equipes de saúde da família. “Esse tipo de atividade desperta o conhecimento, a confiança da comunidade nos serviços oferecidos na própria UBS e estreita relações entre os servidores e os usuários da saúde pública, gerando vínculos importantes para os cuidados da saúde e prevenção às doenças”, destacou a superintendente da região, Lucilene Florêncio.

 

Além das atividades disponibilizadas na sede das unidades, os serviços também são levados até as escolas, em parcerias que visam à educação e prevenção, fortalecendo as campanhas de combate à dengue, higiene e saúde bucal, por exemplo.

 

COMO PARTICIPAR – Para participar das práticas integrativas, o interessado deve se dirigir a uma UBS ou perguntar ao agende comunitário de saúde quais as atividades são disponibilizadas na sua unidade, verificando dia, horário e local. As práticas oferecidas podem ser diferentes em cada unidade, podendo a pessoa interessada buscar o serviço em mais de um local.

 

Josiane Canterle, da Agência Saúde

Fotos: Divulgação/Saúde-DF