Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/10/16 às 18h16 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Profissionais do Base passam por treinamento em aspiração traqueal

COMPARTILHAR

O curso de atualização foi destinado a enfermeiros e técnicos de enfermagem da emergência

BRASÍLIA (13/10/16) – Os enfermeiros e técnicos de enfermagem da emergência do Hospital de Base (HBDF) passaram, na terça-feira (11), por um treinamento em aspiração traqueal para pacientes do pronto socorro. O procedimento, corriqueiro em ambiente hospitalar, se trata da retirada de secreção das vias aéreas do paciente crítico, em estado de sedação, intubado ou traqueostomizado (com tubos de respiração). Além da parte teórica, os profissionais utilizaram bonecos para exercitar a parte prática.

“O curso é de atualização. Esse procedimento é crucial para manutenção da vida, por isso, precisamos ter todos os nossos profissionais 'experts' nesse processo. Embora o foco esteja nos pacientes internados no pronto socorro, esta técnica é realizada em outras unidades como: suporte ao trauma (USAT), sala vermelha do trauma e o centro Neurocardiovascular “, explica a enfermeira e coordenadora do curso, Jadelma Menezes.

Para a profissional, o cuidado ininterrupto e capacitado evita problemas futuros, “há pacientes que podem vir a óbito se não realizarmos corretamente a aspiração, pois ele precisa eliminar a secreção e não consegue por estar sedado. Se não eliminar a secreção, pode gerar infecções no pulmão, por exemplo. Por isso a importância do treinamento”, destaca Jadelma Menezes.

PROJETO –O curso de atualização surgiu a partir de um pedido da Gerência e do Comitê de Enfermagem do HBDF às coordenadoras das unidades. A ideia é que os profissionais tivessem um programa de treinamento in loco, ou seja, no local de trabalho, já que o Hospital de Base atende diariamente grande quantidade de pacientes críticos (intubados) que precisam de procedimentos invasivos.

As próximas aulas serão sobre cuidados com acesso (venoso) central e periférico e diluição de drogas e infusão contínua.