Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/11/14 às 11h16 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Profissionais do HRSam são treinados em protocolo de transfusão sanguínea

COMPARTILHAR

BRASÍLIA (12/11/14) – Enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no Centro Obstétrico e no Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) participaram, na última segunda-feira (10), de treinamento voltado para o Protocolo de Transfusão de Hemocomponentes.

A capacitação visa estabelecer uma padronização nos atendimentos de transfusão sanguínea nesses setores, com vistas a reduzir os riscos de exposição do paciente no momento do procedimento.

“Com essa nova rotina no Centro Obstétrico e Centro Cirúrgico, a exposição do paciente a infecções será minimizada, e o atendimento à hemotransfusão ocorrerá de forma mais rápida, uma vez que o técnico em hemoterapia não necessitará mais adentrar nesses setores, que são unidades restritas e necessitam de paramentação dos profissionais”, explica a biomédica e supervisora técnica da Agência Transfusional do HRSam, Amanda Itaiciara Esteves Pereira Soares.

A partir do treinamento, as equipes médicas e de enfermagem dessas unidades passarão a realizar a instalação do hemocomponente e o monitoramento do paciente durante e após o ato cirúrgico ou parto.

O treinamento é promovido pela Agência Transfusional do HRSam, com o apoio da Gerência de Enfermagem e do Núcleo de Educação Permanente em Saúde.

Leia também...