Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/10/13 às 18h44 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Profissionais do “Mais Médicos” visitam Estrutural

COMPARTILHAR

Treinamento nas unidades da SES/DF

A coordenadora regional de Saúde do Guará, Maroa Santiago, recebeu nesta sexta-feira (11), na cidade Estrutural, a visita de 30 médicos participantes do programa “Mais Médicos”, do Ministério da Saúde.

A comitiva conheceu o Centro de Saúde nº 04 e a unidade do Núcleo de Saúde da Família, que abriga quatro equipes do programa Estratégia em Saúde da Família. É a primeira vez que os médicos que estão em Brasília saem a campo para conhecer o funcionamento na prática do Sistema Único de Saúde (SUS). Além da Estrutural, 11 ônibus saíram para regiões administrativas diferentes.

Durante a visita, eles puderam tirar dúvidas e conhecer o funcionamento da unidade básica de Saúde e dos programas em funcionamento no centro de Saúde. Essa etapa faz parte da capacitação dos profissionais que atuarão em várias unidades de Saúde do Brasil.

Médicos da Venezuela, México, Itália, Portugal e Bolívia visitaram os serviços de saúde da Estrutural. Ao final do treinamento os profissionais passarão por uma avaliação e os aprovados seguirão para os estados para começar a atuar a partir do dia 28.

Davy Sevilla, boliviano, especialista em medicina de família, está fora de casa há nove anos e traz na bagagem a experiência de programas semelhantes em outros países e na Amazônia. “Minha intenção é tentar ajudar essa população carente e humilde que mais precisa. Chegar perto dela e conhecer as suas necessidades, é você entender e conhecer o paciente como um todo. É diferente você receber o paciente no hospital, passar medicação e pronto. O meu objetivo é trabalhar a medicina preventiva e não a resolutiva. Além disso, é uma satisfação pessoal. Isso me faz crescer como pessoa”, assegurou.

Para a coordenadora de Saúde do Guará, Maroa Santiago, a oportunidade de mostrar o trabalho feito na Estrutural é um incentivo aos profissionais. “Ajudar o programa “Mais Médicos” nesse processo de capacitação é uma oportunidade de mostrar o que estamos fazendo. Cada profissional faz parte de um processo de trabalho e isso reflete diretamente no paciente. Visitas como essa, são sempre positivas para continuar no caminho que estamos e sempre buscar melhorar as nossas ações”, afirmou.

O programa
Lançado pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, no dia 8 de julho, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país, como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades.

Mais de 95% dos municípios contemplados nesta etapa do “Mais Médicos” recebem investimentos do Ministério da Saúde para melhoria da infraestrutura. Dos 579 municípios contemplados, 557 (96%) participam do Programa Requalifica UBS e estão recebendo recursos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde. Já o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) beneficia 551 cidades que receberão médicos pelo programa.

Érika Bragança