Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/08/13 às 20h21 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Programa de Obesidade do Recanto reúne 1ª turma

COMPARTILHAR

Orientações para manutençaõ do peso

O Programa Obesidade Embora (Probem) promoveu nessa terça-feira (06), no Centro de Saúde 02 – quadra 102 – do Recanto das Emas, a primeira reunião para tratamento e manutenção dos 64 integrantes da primeira turma atendida entre setembro de 2012 e abril de 2013.

No encontro, a médica endocrinologista Raquel Bevilaqua, a nutricionista Clarissa Araújo Benício e o profissional de educação física, Natal Silva, conversaram com os participantes sobre seus hábitos alimentares durante os três meses que ficaram sem acompanhamento.

A nutricionista conferiu a massa corporal, o peso e o índice de gordura, tirou as novas medidas da turma e reforçou as orientações sobre a quantidade ideal para consumo dos alimentos.

Para Clarissa Araújo, “a ideia geral do programa é sempre plantar a semente da qualidade de vida, da alimentação saudável e da atividade física na mente das pessoas, para que elas percebam que a mudança de hábito é fundamental no processo de melhoria dos fatores físico e emocional.”

Segundo a endocrinologista Raquel, a maioria dos participantes perdeu peso, alguns mais, outros menos, o que mostra um resultado positivo diante de todo o trabalho realizado, já que o grupo compreendeu e procurou aplicar as orientações dos profissionais de saúde.

“Descobri que tinha problema na tireoide frequentando o grupo e agora tomo o medicamento para controle. Também venho seguindo as orientações da nutricionista. Eles são muito bons” comentou Suzana Macedo, 25 anos, que perdeu 8 quilos desde o encerramento da turma, em abril.

Entre os casos mais bem sucedidos encontra-se o de Marli Brauna, 49 anos, que afirmou ter perdido 20 quilos desde o início do programa. “Com o peso que tinha era difícil caminhar. Agora todas as minhas taxas se normalizaram e hoje tenho uma rotina de exercícios físicos, continuo fazendo a dieta e não tomo mais medicamentos” contou.

O próximo encontro da turma será realizado em outubro, para novas avaliações. Interessados em participar das próximas turmas podem deixar o nome na Sala do Adulto no Centro de Saúde 02.

Cristiani Mendes

Leia também...