Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/10/13 às 17h12 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Programa Ibero-Americano credencia dez Bancos de Leite Humano do DF

COMPARTILHAR

Unidades recebem certificação nos padrões ouro e bronze

Sete Bancos de Leite Humano (BLH) da rede pública de saúde do Distrito Federal receberam, nesta sexta-feira (25), no Hotel Nacional, certificação do credenciamento “Padrão Ouro”, concedida pelo Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano (IberBLH). Três foram credenciados com “Padrão Bronze”.

O secretário-adjunto de Saúde, Elias Fernando Miziara enfatiza que os Bancos de Leite Humano do DF são reconhecidos nacional e internacionalmente. “O trabalho de cada um deles é fundamental por garantirem de forma gratuita e susiana, para usar o neologismo, um alimento às crianças que necessitam do leite humano. Na realidade, ele também serve como um medicamento do qual elas tanto precisam”, afirma.

Para a coordenadora dos Bancos de Leite Humano e Aleitamento Materno da SES/DF, Miriam Santos, a certificação demonstra o reconhecimento da dedicação em equipe. “É extremamente importante pensarmos que o nosso trabalho de formiguinha em prol do aleitamento, seja, na realidade, para o benefício da saúde futura do nosso DF”, comenta.

Uma vez ao ano, os bancos de leite humano terão que cumprir normas para o credenciamento. “Os classificados como ouro deverão seguir vários passos para manter esse padrão. É um selo de qualidade anual, concedido pelo IberBLH”, complementa a coordenadora.

A chefe do Banco de Leite do Hospital Regional de Brazlândia, enfermeira Ângela Dias, revela orgulho com a certificação na categoria ouro. “Esse é um prêmio que mostra a importância do nosso envolvimento. Os padrões de credenciamento serão avaliados anualmente e novos parâmetros serão introduzidos. Esperamos manter esse padrão e para isso temos muito trabalho pela frente”, diz.

Durante a solenidade foi lançado o Vídeo book – A História da Rede de Bancos de Leite Humano do DF, que será distribuído para as coordenações gerais de saúde e bancos de leite do DF. O Vídeo book foi realizado pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (REDEBLH), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a SES/DF.

Padrão Ouro
BLH Hospital Regional da Asa Norte
BLH Hospital Regional de Brazlândia
BLH Hospital Regional de Ceilândia
BLH Hospital Regional do Paranoá
BLH Hospital Regional de Planaltina
BLH Hospital Regional de Santa Maria
BLH Hospital Regional de Taguatinga

Padrão Bronze
BLH Hospital Materno Infantil de Brasília
BLH Hospital Regional do Gama
BLH Hospital Regional de Sobradinho

Patrícia Kavamoto

Leia também...