Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/07/13 às 22h07 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Programa Mãe Nutriz é implantando no HRSM

COMPARTILHAR

A Secretaria de Saúde do DF implantou no Hospital Regional de Santa Maria o programa Mãe Nutriz com o objetivo de estimular o vínculo entre a mãe e o bebê que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), principalmente aquelas que não conseguem amamentar.

O contato constante diminui o desgaste natural decorrente da hospitalização prolongada do recém-nascido na UTIN. Atualmente o HRSM já conta com oito mulheres participando do programa.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite da SES/DF, Miriam Oliveira, o objetivo é lutar pela qualidade de vida dos recém-nascidos. “Temos que fazer com que um vínculo, pois quando forem para casa terão mais proximidade e a mãe sinta-se mais preparada para cuidar sozinha dessa criança que esteve internada em uma UTI”, disse.

A moradora de Planaltina-DF, Aline Pereira, mãe de um recém-nascido, disse que foi muito importante participar do programa. “O Mãe Nutriz é importante porque proporciona a oportunidade de ficar perto do meu filho. Todos eles são muito atenciosos com a gente”, afirmou.

A mãe que estiver interessada em fazer parte do programa precisa preencher alguns critérios, como: residir distante, ter dificuldades financeiras para se deslocar, estar amamentando, ter uma postura colaborativa com a equipe da unidade entre outros.

O programa

Existe um espaço próprio com cama e televisão e, além disso, existem atividades como reuniões multidisciplinares, grupos de apoio e psicoeducativo, orientações sobre amamentação e ordenha, atividades ocupacionais  e de autocuidado.

Na rede de saúde do DF, os hospitais de Sobradinho  . Paranoá . gama . Hran . brazlândia . Planaltina, Ceilândia, Taguatinga, Gama e o HMIB também possuem o programa Mãe Nutriz.


José Ribamar e Larissa Gomes

Leia também...