Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/09/21 às 13h54 - Atualizado em 25/09/21 às 14h02

Projeto Ação Mulher no Campo leva atendimentos de saúde em São Sebastião

COMPARTILHAR
Iniciativa da Secretaria da Mulher, ação contou com apoio da Secretaria de Saúde e outros órgãos do GDF

LUIZ FERNANDO CÂNDIDO, DA REGIÃO LESTE

A população feminina da zona rural de São Sebastião recebeu vários serviços de saúde levados pela equipe de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde 8. A ação faz parte do Projeto Ação Mulher no Campo, uma iniciativa da Secretaria da Mulher, que conta com a parceria de vários órgãos do governo do Distrito Federal, como a Secretaria de Saúde.


Ação ocorreu em São Sebastião. foto: Divulgação/SES-DF
Os atendimentos de saúde alcançaram 38 pessoas que fizeram a aferição de pressão arterial e mediram os níveis de glicemia. A iniciativa ocorreu no Assentamento 1° de Julho, em São Sebastião. O superintendente da Região de Saúde Leste, Sidney Sotero, agradeceu o convite de participação da Saúde na ação e enalteceu o esforço conjunto das pastas para melhorar a assistência aos usuários daquela região.

 

“Pudemos contar com o engajamento massivo das entidades governamentais com o intuito de levar às mulheres da região rural acesso a serviços e informação. A Secretaria de Saúde segue buscando ampliar o acesso aos serviços e a integração da rede entre os níveis de atenção à saúde para disponibilizar, de forma ideal, no tempo certo, o serviço necessário ao usuário”, ressalta o superintendente.

Ação atendeu 38 pessoas que moram na região. Foto: Divulgação/SES-DF

O evento contou também com roda de conversa, na qual 25 mulheres participaram e puderam esclarecer dúvidas a respeito da prevenção de câncer de mama e câncer de colo de útero. As pacientes foram triadas e encaminhadas para dar continuidade no atendimento na UBS 8. Também foram distribuídos preservativos.

 

Para a gerente de Áreas Programáticas da Atenção Primária da Região Leste, Verônica Lobo, esse atendimento mais próximo na comunidade é muito positivo porque traz a inclusão da mulher do campo. “É um evento que busca cidadania e trazer inclusão da mulher do campo. E elas não têm muito a possibilidade de acesso a unidade básica de saúde, aos serviços no geral, mesmo que seja para fazer uma identidade para elas é algo muito mais difícil. Então é um evento que busca integrar todas as secretarias de forma trazer um pouco de resolutividade na vida dessas mulheres”, frisa.

Iniciativa mobilizou servidores da Atenção Primária. Foto: Divulgação/SES-DF

Ainda durante o evento foi oferecido novo espaço físico no formato de ponto de apoio  para a Equipe de Saúde da Família de Cavas, lotada na Unidade Básica de Saúde 8 de São Sebastião. Desta forma, o acesso aos serviços da Atenção Primária ficará mais próximo desta comunidade rural.