Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/10/12 às 19h47 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Projeto Posso Ajudar no Hospital de Base

O projeto “Posso Ajudar”, desenvolvido no Hospital de Base, auxiliar as pessoas que vão usar os serviços da unidade de saúde e orientar os usuários. Composto por dez estagiários, o grupo nasceu da necessidade de o Hospital organizar o atendimento, já que muitos pacientes chegavam à unidade e se sentiam perdidos.

Divididos em dois turnos, os estagiários se revezam, durante os sete dias da semana, em plantões das 8h às 14h e das 14h às 17h. São cinco atendendo pela manhã e cinco na parte da tarde. A atuação do grupo ocorre nesse horário por conta do grande fluxo de pacientes e acompanhantes.

Vestidos com jaleco laranja, escrito nas costas “Posso Ajudar” os estagiários estão sempre prontos a atender quem estiver com alguma dúvida. “Eles estão aqui para fazer o acolhimento da população. O auxilio deles ajuda na obtenção de uma resposta mais rápida aos atendimentos oferecidos”, explica a supervisora de Enfermagem da Emergência do HBDF, Fabiola Sousa Goiabeira.

As equipes são formadas por enfermeiros em formação, que fazem parte do quadro de estagiários do Centro de Integração Empresa Escola – CIEE. O centro faz essa intermediação entre o hospital e os atendentes, que por sua vez recebem remuneração, vale transporte e são treinados para atender de maneira correta os pacientes. “É uma forma de auxiliar na formação desses profissionais e melhorar a qualidade do atendimento”, destaca Fabiola.

Raquel Teixeira