Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/04/19 às 15h47 - Atualizado em 5/04/19 às 15h47

Projeto “Tikim de Café” distribui 8 mil lanches por mês no Hospital de Base

COMPARTILHAR

Ação beneficente acontece há 22 anos

 

A Rede Feminina de Combate ao Câncer distribui, há 22 anos, café e biscoitos para pacientes e acompanhantes que aguardam por consultas ou exames no Hospital de Base. Batizado de “Tikim de Café”, o projeto distribui cerca de  oito mil lanches, mensalmente, que, além de alimentar, despertam o sentimento de acolhimento e de solidariedade.

 

O lanche é distribuído em quatro locais. De segunda a sexta-feira, das 9h às 10h, no Pronto-socorro e no Ambulatório, e das 14h às 15h, próximo ao serviço de quimioterapia e radioterapia. No fim da tarde, às 16h, o ponto de encontro, incluindo os finais de semana, é no jardim, onde participam acompanhantes de todo o hospital. A média é de 400 lanches por dia.

 

“Muitas vezes, os acompanhantes e pacientes ficam muito tempo esperando sem ter um alimento para comer. Eu sei que não podemos melhorar a dor deles, mas podemos perguntar se eles aceitam um tiquinho de café”, disse a coordenadora da Rede Feminina, Vera Lúcia Bezerra da Silva, chamada carinhosamente de Verinha.

 

Raimundo Félix, 44 anos, que acompanhava a esposa, Cláudia Barbosa, 38, e o filho, Breno Felix, 13, tomou do café com a família na manhã desta quinta-feira (4). “Essa iniciativa é muito boa. Muita gente não tem dinheiro nem para pagar passagem e fica sem comer durante o tempo de espera. Nós não tínhamos tomado café da manhã ainda”, disse.

 

CONTRIBUA – A Rede Feminina de Combate ao Câncer conta com cerca de 300 voluntários associados, que atuam dentro do Hospital de Base. São mais de 2 mil de atendimentos por mês em 25 programas assistências, que incluem doação de cesta básica, lanche, acolhimento, visita ao leito, prótese mamária e realização de bazar.

 

As pessoas interessadas podem contribuir com roupa, calçados, alimentos, doação de copos descartáveis, café, biscoito e valores em dinheiro que podem ser depositados na conta da Rede Feminina. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone: 61 3315-1278 ou 61 98421 – 7268.

 

Interessados também podem comparecer na sala da Rede Feminina de Combate ao Câncer, no corredor 5, do Hospital de Base. O horário de atendimento é das 8h às 12h, e das 14h às 17h, todos os dias da semana, inclusive, sábados e domingos.

 

Ailane Silva/Iges-DF

Foto: Lúcio Távora/Iges-DF