Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/08/13 às 19h05 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Quase 4 mil servidores foram beneficiados com 40 horas semanais

COMPARTILHAR

Inúmeras categorias profissionais foram atendidas 

O Governo do Distrito Federal elegeu a Saúde como prioridade e, desde 2011, vem se esforçando, entre outras iniciativas, para recompor o quadro de servidores da pasta, que estava bastante defasado. Além de nomear cerca de 12 mil servidores em dois anos e oito meses, foram concedidos 3.766 contratos de 40 horas semanais a quem solicitou a ampliação de carga horária.

“Conceder 40 horas é uma iniciativa extremamente importante para aumentar o quantitativo de horas trabalhadas, sem a necessidade de novas contratações”, destaca a subsecretária de Atenção à Saúde, Rosalina Sudo. Segundo ela, a ampliação da carga horária de um servidor reflete no aumento do número de atendimento ao usuário.

Na Estratégia Saúde da Família, a liberação de contratos de 40 horas é fundamental para que o programa da SES seja reconhecido e receba repasses de recursos do Ministério da Saúde. “O ministério só enxerga as equipes consistidas, ou seja, aquelas que estão completas e contam com todos os servidores com 40 horas de trabalho semanal”, afirma Rosalina. O DF tem atualmente 188 equipes consistidas, num total de 210.

Inúmeras categorias profissionais foram beneficiadas com a expansão da carga horária desde janeiro de 2011 nas unidades básicas, hospitais regionais e especializados. A maioria dos contratos (2.039) foi concedida a técnicos de saúde – servidores de nível médio como os técnicos de enfermagem e os técnicos administrativos.

Em seguida, foram atendidos os pedidos dos especialistas em saúde, servidores de nível superior como nutricionista, psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos. Foram concedidas a essas categorias 636 contratos de 40 horas semanais.

Enfermeiros obtiveram 555 concessões, os dentistas 34 e os médicos tiveram 387 pedidos de ampliação de carga horária aceitos. Também foram beneficiados 86 auxiliares em Saúde e 29 servidores da carreira de política de gestão pública, mais conhecido como carreirão.

Ampliação de atendimento

A Unidade de Radiologia do Hospital Regional do Gama (HRG) foi um dos serviços beneficiados com a concessão de 40 horas. No final do ano passado, 22 técnicos de radiologia tiveram suas cargas horárias ampliadas. Segundo a chefe do setor, Lindionora Ribeiro Sousa, a liberação de 40 horas favoreceu a melhor organização do processo de trabalho e a ampliação do atendimento.

“A equipe de técnicos estava sobrecarregada e desmotivada devido ao excesso de trabalho, com as 40 horas conseguimos melhorar a escala de serviço e prestar uma assistência com mais qualidade aos usuários”, salienta. Segundo ela, um aparelho de raios X que estava desativado por falta de técnicos, voltou a funcionar, agilizando os exames dos usuários atendidos pela emergência.

Lindionora informa ainda que, com mais horas de serviço, o projeto de abertura de uma sala de raios x no pronto socorro adulto do hospital está em andamento. A sala vai agilizar os exames de raios X dos pacientes vítimas de trauma.

Celi Gomes

 

 

 

Leia também...